Mercado

Governo do México quer aumentar produção de etanol para reduzir poluição

O governo do México informou essa semana que vai lançar uma proposta, em setembro, para produção de 176 milhões de litros de etanol por ano para consumo no transporte do país. Trata-se de uma iniciativa para diminuir a poluição e diversificar a matriz energética, segundo informações divulgadas pelo jornal Herald Tribune, edição para a América Latina.

De acordo com a secretária de energia do México, Georgina Kessel, a estatal Pemex (Petroleos Mexicanos) vai iniciar a rodada de licitações para a proposta, cujo término está previsto para dezembro de 2009.

– O projeto vai ajudar a reduzir a quantidade de gases poluentes enviados à atmosfera e garantir o desenvolvimento da indústria alimentícia mexicana – afirmou Kessel.

Para Eduardo Leão de Sousa, diretor-executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar do Brasil (Unica), é um grande avanço daquele país consolidar e ampliar o mercado global, como resposta às preocupações ambientais e ligadas a mudanças do clima.

– O interesse do México em avançar na produção e consumo do etanol de cana, além de promover a diversificação de sua matriz energética, mostra que cada vez mais países que podem produzir etanol estão cientes de seus benefícios ambientais, sociais e econômicos – disse Sousa

Banner Revistas Mobile