JornalCana

Governo deve tomar medidas para conter preços do álcool

O governo federal poderá tomar as medidas necessárias para manter os preços do álcool dentro dos parâmetros normais, se houver aumento abusivo dos combustíveis, informou na sexta-feira o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto.

Segundo comunicado do Ministério da Agricultura, o ministro deu a entender que uma disparada dos preços poderá provocar uma redução no percentual de mistura de álcool à gasolina, que hoje é de 23%. Porém, ele acredita que isso não será preciso, uma vez que há estoques suficientes para abastecer o mercado.

A moagem da cana-de-açúcar no Centro-Sul terminou no início de dezembro e alcançou um volume recorde de 15,86 bilhões de litros. Desse total, 12,64 bilhões de litros se destinam ao mercado interno e 3,01 bilhões às exportações. Além disso, haverá uma produção antecipada de 400 milhões de litros na safra 2006/07.

De acordo com o ministro, o reajuste das cotações do produto no fim de ano ocorreu em razão do período de entressafra da cana-de-açúcar. Guedes reiterou que não vê justificavas para novos aumentos do preço do álcool. Segundo o ministro, os preços do álcool, em comparação com os da gasolina, também aumentam à busca pelo produto. “Isso obviamente torna a venda do álcool muito mais atraente”. Em São Paulo, por exemplo, o álcool está 53% mais barato que a gasolina.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram