JornalCana

Governo decide na segunda se reduz mistura de etanol à gasolina

O governo vai decidir na próxima segunda-feira se reduzirá de 25% a 20% a mistura obrigatória de etanol à gasolina. Os ministros Edson Lobão (Minas e Energia), Reinhold Stephanes (Agricultura) e Nelson Machado (Fazenda, interino) estiveram reunidos hoje para discutir a questão.

A decisão será tomada pelo Cima (Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool), composto por esses três ministérios, além do Ministério do Desenvolvimento. Haverá uma reunião ou uma consulta entre ministros.

A preocupação do governo é de desabastecimento interno de etanol, por causa das chuvas que prejudicaram a colheita de cana nas regiões Sul e Sudeste. A entressafra da cana nas regiões afetadas pelas tempestades, que tem início em janeiro e vai até abril, é outro fator que pode comprometer o abastecimento de álcool no país.

“Preocupa a redução do volume d! e produção, em função das chuvas, por isso é preciso pensar no equilíbrio disso”, afirmou Machado, após a reunião.

O ministro Lobão afirmou não acreditar em mais elevações no preço do etanol, que já ultrapassou a casa dos R$2,10, e reforçou o discurso de que a decisão sobre a diminuição do etanol na mistura é uma proposta que visa garantir o abastecimento.

Fertilizantes

De acordo com Lobão e Stephanes, até março deste ano será apresentado um marco regulatório especial para fertilizantes. Será uma legislação específica, um texto à parte do marco regulatório que o governo está aprontando para o setor de mineração, que deve ser entregue neste mês.

O governo quer cumprir a meta de em dez anos tornar-se autossuficiente em fertilizantes. Segundo Stephanes, são necessários dois passos: fazer atos administrativos para autorizar a exploração de minas de fósforo, como uma presente na Paraíba e outra em Pernambuco; modificar a legislação para dar condições ade! quadas para o desenvolvimento do setor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram