JornalCana

Governo de SP amplia suspensão da queima de cana no Estado

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo determinou, a partir desta quarta-feira, a ampliação da suspensão da queima da palha de cana-de-açúcar no Estado, devido à baixa umidade relativa do ar em diversas regiões, informou um comunicado.

Segundo a secretaria, a prática dessa técnica agrícola, utilizada largamente no Estado com o objetivo de facilitar o corte manual da cana, fica proibida “em qualquer horário nas regiões de São José do Rio Preto, Araraquara e Barretos, a partir das 6 horas do dia 16 de agosto de 2006.”

A secretaria também manteve a proibição temporária da queima da cana na região de Ribeirão Preto, que vigora desde o dia 8 de agosto.

As queimadas nas regiões de São José do Rio Preto, Araraquara e Barretos tinham sido liberadas no último sábado, após serem suspensas também em 8 de agosto.

São Paulo é o maior produtor de cana do país, e a suspensão ocorre em importantes áreas da cultura. Na região de Ribeirão Preto, o maior pólo brasileiro de cultivo e processamento, a suspensão da queima já dura mais de uma semana.

A proibição temporária das queimadas é vista com preocupação pelas usinas, que temem algum prejuízo para a produção de açúcar e álcool.

O governo também ampliou a suspensão da queima, apenas durante o dia, para outras regiões do Estado, segundo a nota da secretaria, divulgada no início da noite de terça-feira.

“A queima da palha da cana está proibida no período diurno, entre 6 e 20 horas do dia 16 de agosto de 2006, nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Campinas e Marília.”

A secretaria informou que “continua monitorando as condições meteorológicas no Estado e, tão logo os índices de umidade relativa do ar se apresentem satisfatórias, a queima será liberada.”

Pela legislação estadual, a queima da cana deverá ser gradativamente abandonada. As usinas possuem um cronograma para a redução ano a ano da área sujeita a queimadas. A colheita mecânica da cana-de-açúcar, que cresce gradualmente, dispensa a queima da palha.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram