JornalCana

Governo de MG quer aumentar o ICMS do etanol

Participantes do evento em BH: mobilização
Participantes do evento em BH: mobilização

O etanol poderá pagar mais imposto em Minas Gerais a partir de 2017. Por meio do projeto de lei 3810, o governo estadual quer subir de atuais 14% para 20% a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o biocombustível.

O projeto depende de aprovação pelos deputados estaduais, mas o aumento do ICMS já deverá valer a partir de janeiro próximo.

A possibilidade de reajuste do imposto causa preocupação no setor sucroenergético de Minas Gerais, composto de 35 usinas em 120 municípios canavieiros.

“Os deputados têm que analisar com cautela esse projeto, porque reduzirá a competitividade do etanol”, disse Mário Campos Filho, presidente do Siamig, sindicato das empresas do setor, na abertura do I Seminário Mineiro de Bioeletricidade, na manhã desta quarta-feira (05/10) na sede da Federação das Indústrias (Fiemg), em Belo Horizonte, da qual o Portal JornalCana participa.

Segundo Campos Filho, o setor sucroenergético mineiro ganhou competitividade em 2014, quando a incidência do ICMS caiu de 21% para 14%.

“Se o governo planeja aumentar a arrecadação, ao reajustas impostos, isso não irá acontecer”, criticou, no mesmo evento, o deputado estadual Felipe Attiê.

“Estaremos atentos ao projeto de lei”, afirmou Atiê, também presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Faremos reunião hoje mesmo para discutir esse projeto, porque não podemos perder a competitividade do etanol.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram