JornalCana

Governo de Mato Grosso do Sul lança o MS Renovável

Projeto de Biogás e Biometano da Adecoagro foi um dos cases apresentados na ocasião

Jaime Verruck e o governador Eduardo Riedel (Divulgação)

O governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta terça-feira (7), o MS Renovável (Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia).

Trata-se de uma das ações do Plano Estadual MS Carbono Neutro (Proclima) que prevê zerar as emissões líquidas de carbono até o ano de 2030.

O documento entregue na oportunidade traz um diagnóstico do setor energético no Estado com a caracterização de suas principais matrizes (hidrelétrica, termoelétrica, eólica, fotovoltaica, biomassa e biogás), bem como dos modelos de geração de energia (concentrada e distribuída) e um panorama estadual da demanda e oferta de energia e do potencial de oferta de energia renovável.

LEIA MAIS > Sistema TempoCampo prevê safra confortável do ponto de vista climático

(Divulgação)

“O Estado tem um projeto coordenado e entre na era da energia limpa. É um compromisso e está alinhado com o plano estratégico de Governo. Após a alteração da lei da geração de energia, agora podemos avançar e atrair projetos de grande porte”, afirmou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.

O projeto de Biogás e Biometano, da Adecoagro foi um dos cases apresentados durante o lançamento do programa.

O vice-presidente de Açúcar, Etanol e Energia da companhia, Renato Junqueira Santos Pereira, compartilhou os aprendizados e realizações da empresa no desenvolvimento de práticas sustentáveis que contribuem com o processo de transição energética mundial. Mariano De Santis, diretor de Suprimentos da Adecoagro, também representou a empresa no evento.

Na ocasião, o governador Eduardo Riedel assinou um termo de cooperação entre entidades e o Governo do Estado para reforçar o compromisso de desenvolvimento e incentivos para produção e uso de energia de fonte limpa e renovável.

LEIA MAIS > Integração de mercado latino abre espaço para usinas exportarem energia

Érico Paredes, Amaury Pekelman, o governador Eduardo Riedel, Renato Junqueira e Jaime Verruck (Divulgação)

O lançamento do MS Renovável contou ainda com a presença de Amaury Pekelman e Érico Paredes, da Biosul, empresários e entidades de classe.

Na ocasião, foi assinada também um contrato de PPP (Parceria Público-Privada) que beneficiará com oferta de energia elétrica fotovoltaica escolas da Rede Estadual de Ensino, além de unidades do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

“Quando a gente faz um projeto sustentável a partir de geração de energia renovável e isso traz 32% a 35% de economia para todo consumo de energia no Estado. Quando a gente fala em monetizar a questão ambiental e sustentabilidade é isso, recurso no bolso das pessoas e da sociedade a partir de projetos sustentáveis. A mensagem que a gente tem passado para o capital privado é muito poderosa, a agenda está colocada para que a tenhamos esses resultados, e quem vai se beneficiar é toda a sociedade sul-mato-grossense”, afirmou o governador.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram