JornalCana

Governo de Israel prevê problemas com a UE

Israel corre o risco de entrar em rota de colisão com a União Européia (UE) e ser submetido a sanções internacionais como as da África do Sul na época do apartheid se o conflito com os palestinos não for solucionado, alertou um relatório elaborado pelo governo israelense.

Numa previsão confidencial para um período de 10 anos, analistas do Ministério das Relações Exteriores sugerem que Israel pode se transformar num pária no cenário internacional, cada vez mais isolado, com o crescimento da influência da UE, afirmaram fontes políticas.

O relatório diz que, se o bloco europeu eliminar divergências internas e criar uma política externa unificada, isso poderia comprometer a influência dos Estados Unidos, principal aliado de Israel, e “prejudicar os interesses israelenses”.

Uma UE fortalecida pode exigir que Israel chegue a um acordo com os palestinos e, se isso não ocorrer, pode exercer pressões econômicas prejudiciais ao Estado judaico, alerta o documento.

“Isso poderia colocar Israel em rota de colisão com a UE”, diz o relatório. “Uma rota como essa traz em si o risco de Israel perder legitimidade internacional e pode levar a seu isolamento de modo semelhante ao da África do Sul”.

As relações israelenses com a UE já são tensas, pois Israel vê um favorecimento dos palestinos pelos europeus. Mas a situação piorou por causa da crítica européia repressão israelense nos territórios ocupados. Ao mesmo tempo, Israel reclama do crescimento do anti-semitismo na Europa, sem que haja um combate adequado.

Mais de cem mortos em Gaza

Ao mesmo tempo, o premiê israelense, Ariel Sharon, considera a possibilidade de cortar o número de soldados de Israel estacionados no norte de Gaza, informou ontem a TV israelense.

Segundo a reportagem, Sharon estava consultando os chefes de defesa, que “se inclinavam em direção a uma significante redução do tamanho da incursão”, lançada há 16 dias para combater ataques com foguetes palestinos, na qual já morreram 100 palestinos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram