Usinas

Governo cria Selo AgroSP para certificar e diferenciar produtos do agro de São Paulo

O anúncio da nova marca foi feito hoje pelo governador ,Tarcísio de Freitas, e pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, durante o SP Agro

Governo cria Selo AgroSP para certificar e diferenciar produtos do agro de São Paulo

Os produtos de origem paulista passam a ter reconhecimento público do Governo do Estado por meio do novo selo AgroSP desde de sexta-feira (24).

A marca reconhece produtos do agro paulista, que reúnem tecnologia de ponta, excelência, técnicas e práticas ambientalmente sustentáveis, por meio de um Selo que garante a origem e o diferencia reforçando suas boas práticas.

Com apoio da gestão comandada pelo governador Tarcísio de Freitas a todos os pequenos, médios e grandes produtores, o Selo será estabelecido nos 645 municípios paulistas.

LEIA MAIS > Usina Ferrari aposta em plataforma de monitoramento que otimiza transporte de vinhaça e reduz custos

“O Selo AgroSP foi criado em parceria com a SECOM com o objetivo de gerar inclusão e agregar valor ao produtor e consumidor, mostrando que o agro de SP é diferenciado”, destacou Guilherme Piai.

O AgroSP foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicação do Estado, em apoio à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Sob o lema “São Paulo: terra que dá orgulho”, o selo se torna uma nova forma de destacar os produtos do agro paulista, reforçando aspectos como uso de tecnologia de ponta, excelência técnica e práticas ambientalmente sustentáveis.

Durante o lançamento do pacote SP Agro no Palácio dos Bandeirantes, uma plateia formada por centenas de agroempreendedores e gestores municipais assistiu ao vídeo de apresentação da nova marca. O AgroSP também passa a ser uma representação da qualidade dos produtos agrícolas paulistas tanto no Brasil como no exterior.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento ficará responsável pela divulgação direta doselo AgroSP aos agroempreendedores paulistas, que poderão usar a marca para indicar a procedência de seus produtos e o alto valor agregado gerado pelo setor em São Paulo.

LEIA MAIS > Perspectivas são promissoras para 2024/25 no Centro-Sul do Brasil, diz Rabobank Brasil

Grupo Intersecretarial

Durante o SP Agro, foi assinado também, o Decreto para criação de um fundo de mecanismo indenizatório da pecuária paulista. A decisão é importante no momento em que São Paulo deixa de vacinar o rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa. Para garantir o novo status de zona livre da doença sem vacinação, uma série de medidas precisam ser tomadas durante um eventual surgimento da doença em território nacional. A implementação do fundo garantirá uma indenização aos pecuaristas que vierem a ter prejuízos por conta da doença, que pode ser catastróficos para o setor. Vale ressaltar que a retirada da vacinação beneficia, principalmente, o produtor, que além de reduzir custos, vai ter a chance de acessar outros mercados e passa a ter mais competitividade no mercado externo.

LEIA MAIS > Preço da gasolina e do etanol reduz no Sudeste e ficam em R$ 5,73 e R$ 3,66 em novembro, aponta Edenred Ticket Log

Abastece SP

Foi assinado também, o Autorizo para criação e implantação do Programa Abastece SP + Saudável e Sustentável é uma iniciativa que visa promover o abastecimento de produtos agroalimentares, ampliando canais de distribuição e comercialização da produção paulista. Ao mesmo tempo, o Programa fortalece a conexão dos consumidores locais com a produção e promove o desenvolvimento de arranjos comerciais sustentáveis.

Insumos agrícolas

Houve também a assinatura da Regulamentação da Lei nº 17.054/2019, que trata do registro de empresas, cadastro de produtos e fiscalização de defensivos agrícolas e afins, uma medida para promover o controle e fiscalização, assegurando as boas práticas no uso, comércio, transporte e armazenamento. A fiscalização da utilização de defensivos agrícolas e afins de uso fitossanitário em área agrícola visa assegurar o cumprimento da legislação vigente, federais e estaduais, coibindo o uso inadequado e indevido de tais produtos, de forma a promover práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio paulista.

Banner Revistas Mobile