JornalCana

Governo brasileiro negocia exportação de etanol ao Japão

O Ministério da Agricultura enviará ao Japão uma missão técnica para acertar detalhes que permitam ao Brasil iniciar as exportações de álcool àquele país. A decisão foi anunciada na sexta-feira (dia 5), durante a visita do ministro da Agricultura do Japão, Shoichi Nakagawa.

No encontro, o ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, elogiou a

proposta feita pelo Japão na reunião do G-10, em Genebra, para destravar as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Nakagawa afirmou que é necessário criar um esforço conjunto para eliminar as barreiras que impedem a expansão do comércio internacional. Ele propôs que os ministros da Agricultura dos dois países passem a realizar duas reuniões anuais para discutir a ampliação das relações comerciais.

Ainda na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou que o congresso americano deveria suspender a tarifa sobre as importações de álcool. A suspensão, segundo ele, possibilitaria o aumento das importações do combustível, ajudando a suavizar a alta nos preços da gasolina naquele país.

O etanol está sendo utilizado de forma crescente nos EUA para substituir o MTBE (éter metil terbutílico), um aditivo altamente poluente que é misturado à gasolina. Segundo agências internacionais, o Comitê de Finanças do Senado pretende apenas reduzir o valor da tarifa, que hoje é de 54 centavos de dólar por galão.

A redução da tarifa pode ajudar o Brasil a elevar as exportações àquele país. Em 2005, o Brasil enviou aos EUA 260,573 milhões de litros de etanol, sendo o quarto maior mercado para o álcool brasileiro, segundo dados da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram