JornalCana

Governo avança na implantação do seguro rural

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, instalou hoje (18), em Brasília, o Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural durante a reunião da Câmara Temática de Financiamento e Seguro do Agronegócio.

Segundo o ministro Rodrigues, o grupo é muito importante por seu caráter interministerial e por ter objetivo claro de definir as responsabilidades de cada área do governo para implementar o seguro. “Todos órgãos do governo que interferem no seguro vão definir as regras. Já temos a lei do seguro, o decreto de regulamentação e só nos falta implementar, a partir do decreto, as ações que competem a cada órgão do governo”, afirma.

O secretário de Política Agrícola do ministério, Ivan Wedekin, diz que o Comitê Gestor pretende revisar o modelo de funcionamento da estrutura do seguro rural para que se tenha um fundo de credibilidade

“É preciso fortalecer o Fundo de Estabilidade de Seguro Rural para que ele possa amparar as seguradoras no caso das catástrofes da safra passada, provocadas por problemas climáticos em importantes regiões produtoras”, argumenta. Segundo Wedekin, o aperfeiçoamento do seguro rural é fundamental, já que o Brasil tem um mercado muito pequeno, que soma apenas U$ 40 milhões. No global, a indústria de seguros do país movimenta U$ 1,2 bilhão.

O Comitê Gestor será composto por representantes dos ministérios da Agricultura; Fazenda; Planejamento, Orçamento e Gestão; e Desenvolvimento Agrário, além da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Os membros da câmara também discutiram o panorama da indústria de seguros no Brasil e concordaram ser de alta importância o aperfeiçoamento do Fundo de Estabilidade do Seguro Rural para o país.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram