JornalCana

Governo aprova retorno da mistura do álcool para 25% a partir de julho

O ministro da Agricultura, Pecuária Reinhold Stephanes, anunciou ontem, dia 13 de junho, o aumento de 23% para 25% do percentual obrigatório de mistura de álcool anidro à gasolina. A medida foi aprovada pelo Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima), e entra em vigor a partir do dia 1º de julho.

Segundo Stephanes, a medida foi aprovada porque houve aumento da oferta do combustível no mercado e os preços do produto caíram muito para a usina, em torno de 30. Para o ministro, um das preocupações do governo federal é evitar essa volatilidade dos preços e da oferta.

O ministro informou que o governo está trabalhando em três linhas de ação para minimizar esse cenário. Os contratos de longo entre distribuidoras e fornecedores são a primeira delas. A segunda medida é a comercialização do produto na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). A terceira opção citada pelo ministro é a formação de estoques reguladores. Neste sentido, será formado um grupo de trabalho entre o Mapa, o MME e a cadeia produtiva, cujos trabalhos se iniciam na próxima semana.

Outros argumentos citados por Stephanes foram a antecipação da safra 2007/2008 para o mês de abril e o início das operações de 19 novas unidades produtoras, com um perfil mais alcooleiro.

Desde o dia 1º de março de 2006, a mistura admitida na gasolina era de 20%, ocasião em que houve redução de 5% na adição para que o consumo se ajustasse aos estoques disponíveis para o período da entressafra. Em novembro do ano passado, o governo elevou essa mistura para 23%, percentual que prevalecerá até 30 de junho. O máximo permitido pela legislação é de 25%. Cada ponto percentual de aumento gera uma demanda de aproximadamente 200 milhões de litros de álcool por ano, ou seja, com este novo aumento a demanda extra deve chegar em 400 milhões de litros nos próximos 12 meses.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram