JornalCana

Gol faz parceria para uso de combustível renovável em rota com EUA

AVS-2010-sep-12-003

A Gol e a Amyris – companhia americana de biotecnologia que tem uma usina em Brotas, no interior paulista – fizeram uma parceria para o uso de um combustível renovável de aviação recém-aprovado. A novidade será usada nos voos internacionais da companhia brasileira da Flórida, nos Estados Unidos, para São Paulo.

Pelo acordo, que começa a valer no fim deste mês, a Gol se compromete a usar uma mistura de até 10% do combustível renovável nas rotas em sua frota de Boeing 737. Trata-se de uma mistura de bioquerosene, feita a partir de açúcares de biomassa, com querosene convencional, o farnesane.

Apoiado pela Boeing, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outros parceiros, a Amyris está trabalhando para trazer este novo combustível renovável para as companhias aéreas comerciais, começando com a Gol.

“O uso do combustível da Amyris em nossa rota dos Estados Unidos para o Brasil é uma maneira de trazer a consciência pública para a importância de soluções de combustíveis sustentáveis para o meio ambiente global”, diz Pedro Scora, diretor de operações técnicas da companhia brasileira.

A parceria acontece enquanto a indústria da aviação mundial se compromete a seguir metas agressivas para reduzir suas emissões de carbono até 2020 e diminuir em 50% até 2050, em relação a 2005.

De acordo com a Gol, além de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, estudos mostraram que o farnesane reduz as emissões de partículas em 3%, diminuindo a poluição perto de aeroportos e principais áreas metropolitanas.

O combustível renovável, que é feito no Brasil a partir da cana, pode ser até 30% mais eficiente no uso da terra em relação a outros combustíveis renováveis e pode ser até 70% mais eficiente, diz a empresa.

(Fonte: Valor Econômico)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram