Mercado

Goiás terá maior aumento na produção de cana do país na próxima década, diz estudo

A produção de cana em Goiás aumentará 42,1% na próxima década, ou seja, terá a maior expansão no país no período. A informação é do estudo “Brasil – Projeções do Agronegócio 2010/2011 a 2020/2021”, realizado pelo Ministério da Agricultura em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Segundo ele, a variação do crescimento corresponde a 74 milhões de toneladas em 2021, em comparação aos 52 milhões de toneladas produzidas na safra 2010.

O relatório indica que São Paulo continuará na liderança da produção, como o maior produtor nacional de cana, com um crescimento de 30%. A moagem do Estado passará de 441,8 milhões de toneladas de 2010, para 574,4 milhões de toneladas em uma década. A área de cultivo saltará de 5,2 milhões de hectares para 6,7 milhões hectares.

O estudo revela ainda que a região localizada entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – denominada de Matopiba – terá terra a baixos preços e atrairá produtores de grãos. Mato Grosso responderá pela maior produção de soja e de milho do país e o Rio Grande do Sul deve manter-se como líder na produção de arroz na próxima década.

Banner Revistas Mobile