JornalCana

GO processa 45,22 mi de toneladas em 2011; líder diz que safra 2012 e 2013 estão comprometidas

O estado de Goiás encerrou a safra 2011/2012 com 45,22 milhões de toneladas processadas, uma quebra de 3% em relação a 2010; produção de 1,75 milhão de toneladas de açúcar e 2,67 bilhões de litros de etanol total. Os números foram divulgados na semana passada pelo presidente do Sifaeg – Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool de Goiás, André Rocha.

A cana ocupa atualmente em Goiás 1,54% da área cultivável total do estado, chegando a 523,8 mil ha, de acordo com Rocha.

Apesar de não adiantar estimativas de produção para a safra 2012, André Rocha afirma que no ano que vem, o segmento deverá contar com duas novas usinas em Goiás (unidade Cambuí, de José Ribeiro Mendonça na cidade de Santa Helena e outra do Grupo Saber, em Montes Claros de Goiás, além de uma nova unidade no Mato Grosso do Sul. “Esperamos ter em 2013, entre quatro a cinco novas unidades em Goiás e mais no restante do país”, lembra.

Para ele, o governo precisa dar uma sinalização clara quanto a estocagem e também definir linhas de créditos atrativas, além de desonerar o etanol. “O governo precisa sinalizar alguma posição porque a safra 2012 e 2013 já estão comprometidas justamente por falta de sinalização. O grande problema do setor está nos impostos PIS – Cofins do etanol, não da cana. Isso precisa mudar pra que grupos voltem a investir e a produzir para atender demanda crescente do Brasil”, enfatiza.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram