JornalCana

Globo destaca livre mercado no álcool

Em 21/07, o jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, veiculou matéria com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) sobre os preços do álcool, em alta diante da demanda maior pelo produto, especialmente no mercado externo.

“Os Estados Unidos estão comprando álcool como nunca, para adicionar à gasolina. Os produtores preferem vender para o exterior, onde os preços são melhores. Assim, vale a velha lei de mercado: quanto maior a procura, maior o preço.”

A matéria também afirma que a produção brasileira de álcool aumentou 14% em relação ao ano passado. “O setor tem investido bastante. Está produzindo de 15% a 20% a mais esse ano. Mas o consumo é maior do que isso. Então, vem a pressão sobre o preço mesmo sendo na safra”, afirma o professor da USP, Marcos Fava Neves.

Segundo o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, houve uma busca de álcool pelas distribuidoras norte-americanas. “O país vendeu nesses períodos, de maio a setembro, 1,9 bilhão de litros, igual a toda exportação ocorrida durante toda a safra do ano passado”. Ao fim da matéria, os apresentadores comentam que em livres mercados não funcionam acordos – alusão ao acordo com o governo no início do ano – e sim a lei de livre mercado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram