JornalCana

Ginástica laboral reduz dores e queixas com câimbras na Benalcool

Ginástica laboral faz bem para a saúde. Isto é o que demonstrou uma reavaliação física, realizada no final de 2005, para verificação dos efeitos dessa atividade entre os colaboradores da unidade Benalcool (Grupo José Pessoa), de Bento de Abreu, SP. Os resultados indicaram que houve redução significativa de dores no pescoço, braços, costas e diminuição de queixas com câimbras, entre os trabalhadores rurais, em relação à avaliação que ocorreu no final do primeiro semestre do ano passado.

De acordo com a reavaliação, feita pela empresa Proativa de ginástica laboral, houve um aumento do número de praticantes dessa atividade física. Na primeira avaliação, 33% dos entrevistados praticavam ginástica laboral. No segundo levantamento, o número cresceu para 57%. Ocorreu, ao mesmo tempo, uma redução de sintomas de desconforto físico e queixas com dores: o índice de colaboradores, que relataram câimbras, diminuiu de 42% para 19%; o número de trabalhadores, que se queixavam de desconforto na região do pescoço (cervical), reduziu de cinco para dois do total avaliado; as queixas de dores nas costas e mãos tiveram melhoria de 100%, entre outros exemplos.

A Benalcool possui cerca de 700 cortadores de cana no período de safra, mas a pesquisa adotou um grupo de 20 colaboradores como amostragem do total. “Pudemos verificar no geral diferentes ganhos em melhoria de qualidade de vida, ressaltando a importância do investimento em prevenção. Os colaboradores ganham com melhor qualidade de vida e ganha a empresa que reduz custos com medicina curativa”, observa a professora de educação física e diretora da Proativa, Jesuína Costa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram