JornalCana

Gigante da soja tem sinal verde para produzir eletricidade da biomassa da cana

enerA Caramuru Alimentos S. A., uma das maiores processadoras de soja, milho, girassol e canola do Brasil, acaba de receber autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para implantar e explorar usina termelétrica movida a biomassa de cana-de-açúcar.

Segundo a outorga de autorização, a Usina Termelétrica (UTE) Caramuru Itumbiara está localizada no município de Itumbiara (GO). A UTE tem aval para ter 8,5 megawatts (MW) de potência instalada e 8 MW de potência líquida. O combustível para a produção de eletricidade é o bagaço da cana-de-açúcar.

Conforme  André Pepitone da Nóbrega, diretor da Aneel, a UTE atuará sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica, no município de Itumbiara.

Desconto em tarifa

A agência reguladora do governo federal concederá à UTE Caramuru desconto de 50% nas tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição, denominados TUST e TUSD.

O desconto incidirá tanto na produção quanto no consumo, enquanto a potência injetada nos sistemas de transmissão ou distribuição for menor ou igual a 300 MW.

Ainda segundo a Aneel, as instalações de transmissão de interesse restrito da central geradora serão constituídas de uma subestação elevadora de 230 kV – 20 MVA com 1 transformador, uma linha de transmissão em 230 kV, em circuito simples, com aproximadamente 0,16 km de extensão, que se conecta à Subestação Paranaíba Setor 230 kV, sob a responsabilidade da Celg Geração e Transmissão S.A.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram