JornalCana

Gestão integra TI e telecomunicações em usinas

As soluções na área de telecomunicações, visando a transmissão de dados do campo para o sistema de gestão de unidades e grupos sucroenergéticos, estão evoluindo de maneira significativa. A automatização da coleta de dados, que conta com equipamentos mais modernos e eficientes, e a transmissão via celular (GPRS) ou radiofrequência (telemetria) têm agilizado as operações nessa área.

Outro avanço expressivo é a integração dos apontamentos e dados das atividades agrícolas – mecanizadas ou não – ao sistema de gestão empresarial (ERP) das usinas e destilarias. A dupla telecomunicações agrícolas e Tecnologia da Informação (TI) pode desempenhar um papel importante para elevar a competitividade de unidades e grupos produtores.

O mercado fornecedor oferece diversas alternativas para atender as demandas cada vez maiores na área de transmissão e gerenciamento de dados. O Grupo Totvs, com sede em São Paulo, por exemplo, disponibiliza uma solução completa que inclui computador de bordo, uso de GPRS ou telemetria, além da integração com TI.

“O gerente da frota decide o que configurar no computador de bordo instalado nos equipamentos. Alguns dados são fixos, como velocidade, deslocamento, característica da operação”, esclarece Gilberto Girardi, diretor do segmento de agroindústria da Totvs. Essa companhia que adquiriu, entre outras empresas, a Datasul – que tem forte atuação no setor sucroenergético por meio dos produtos da Próxima – oferece suporte e consultoria em gestão, além de avançados softwares.

Segundo Gilberto Girardi, para a integração dos dados, levantados no campo, com a ERP da Totvs, não existem maiores dificuldades. Para a interligação com sistemas de gestão de outras empresas ocorre a utilização de conectores de integração que proporcionam resultados satisfatórios na configuração em torno de 80% a 90%. Entre outras soluções, a Totvs disponibiliza dispositivo móvel para a coleta de dados referente à colheita de cana queimada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram