JornalCana

Gerhai chega aos 18

O Gerhai – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria completa 18 anos neste 2004. O Grupo chega forte à maioridade e este é o maior orgulho do presidente do Gerhai, Olavo Tomaz de Azevedo, do Grupo Tavares de Melo. Com 56 anos completados em fevereiro, Olavo, como é simples e carinhosamente chamado, é casado, tem um casal de filhos adultos e formados e gosta de assitir a esportes em geral. Quando possível, gosta também de ir à praia. Com dez anos de experiência no setor sucroalcooleiro, Olavo concedeu a seguinte entrevista ao JornalCana:

JornalCana – Por quê a área de Recursos Humanos é fundamental hoje nas usinas?

Olavo Thomaz de Azevedo – Recursos Humanos só tem razão de existir nas empresas quando é parte integrante da estratégia do negócio. Nas usinas, nota-se uma grande evolução, pois a maioria já está deixando de ver a área como um apêndíce do jurídico, preocupada apenas e tão somente com aspectos legais burocráticos. Hoje, já existe uma preocupação com o negócio e os profissionais de RH estão se preparando melhor para esta função, estratégica.

JC – Os departamentos de RH das usinas têm conseguido avanços para seus funcionários e respectivas famílias? Quais os principais?

Olavo – Sim. O paternalismo exacerbado é passado. As empresas tratam os colaboradores de maneira profissional, visando o crescimento do homem e sua família como um todo. O processo de crescimento da área de RH tende a ser uma realidade em todas as usinas de um modo geral. Quem não estiver atualizado, ficará em desvantagem competitiva.

JC – Os profissionais de Recursos Humanos das usinas são unidos?

Olavo – De um modo geral, sim. E o Gerhai, a meu ver, tem um papel preponderante neste processo. Fazem parte do Gerhai hoje mais de 30 unidades sucroalcooleiras, das mais representativas do setor. Somos um grupo coeso e homogêneo, na busca das melhores práticas para o setor. O Gerhai e seus sub grupos têm papel fundamental como agregador dos profissionais de RH da categoria.

JC – Quais seus planos como presidente do Gerhai?

Olavo – Toda a diretoria trabalha para consolidar a posição do Gerhai como um Grupo forte, coeso, formador de opinião e em constante evolução. Temos uma preocupação fundamental em consolidar nossa parceria com o JornalCana não só nos eventos mas, principalmente, na divulgação das práticas gerenciais no setor, principalmente no que se refere a Recursos Humanos. É também nossa preocupação consolidar o papel das comissões internas, fazendo com que cada vez mais sejam divulgadoras das práticas de excelência em gestão em cada uma de suas especialidades.

JC – Está havendo interesse por parte dos profissionais para se associar ao Gerhai?

Olavo – Sim. E estamos colocando o Gerhai à disposição dos profissionais das unidades, não só de Recursos Humanos mas de todas as áreas, para que cada vez mais, seja intensificado o intercâmbio e a troca de informações. RH não é um ente solitário nas unidades. Somos apenas instrumentos de gestão de Recursos Humanos e não os responsáveis exclusivos por esta mesma gestão.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram