Agricultura

Geração de energia da biomassa cresce 35% em 2013

Geração de energia da biomassa cresce 35% em 2013

2010-04-23 Energia Cogeraçao Bagaço Bioenergia Bioeletricidade Industria Barralcool (6)

Um estudo recém lançado pela Safira Energia sobre a evolução da Biomassa nas usinas do país comprova que a capacidade instalada ganhou um impulso de 21% em 2013, comparando-se com 2012, passando de 7.342 MWh para 8.870 MWh. No entanto o estudo considera todo tipo de biomassa como bagaço de cana, cavaco de madeira, biogás, etc. Porém, em torno de 85% das usinas à biomassa no Brasil são movidas por bagaço de Cana, segundo Fábio Cuberos, gerente de regulação da Safira Energia. Outro dado importante é o crescimento de 35% da energia gerada pelas usinas à biomassa em 2013, comparado com o mesmo período do ano anterior, contra a variação positiva de 3% em todas as usinas geradoras do país.

O número também é expressivo em janeiro de 2013 e janeiro de 2014, quando o aumento foi de 20% e o de todas as usinas foi de 9%. “Isso mostra que, aproveitando os altos valores do PLD, desde o ano passado as usinas à biomassa tem gerado cada vez mais energia, a fim de auferir uma receita adicional com a energia elétrica, seja liquidando na CCEE, seja vendendo no Mercado Livre”, diz o estudo.

O estudo confirma ainda que algumas usinas estão comprando biomassa disponível de outras usinas para poderem gerar energia elétrica. Além disso, algumas delas estão utilizando fontes alternativas de biomassa (palha, cavaco de madeira, etc.). “Apesar da expectativa de quebra da safra de 2014, isso não deve afetar a produção de energia elétrica, pois na contrapartida, houve um aumento na área de plantio. Além disso, algumas usinas estão antecipando a produção a fim de aproveitar os altos valores do PLD”, lembra a pesquisa.

Banner Revistas Mobile