JornalCana

Genolife faz análise molecular de alimentos

A Genolife do Brasil constitui uma empresa de Biologia Molecular direcionada para a análise molecular em alimentos como, por exemplo, a detecção de transgênicos (OGM – Organismo Geneticamente Modificado) em grãos, matérias-primas de diversos tipos e produtos alimentícios.

Dentre os inúmeros produtos possíveis de serem analisados em nosso laboratório encontram-se a soja e o milho (bem como seus derivados, incluindo óleos), podendo ser analisados em qualquer etapa do processo industrial, desde a matéria prima até o produto acabado. Nossos “primers” são capazes de detectar, através da técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction), inúmeras variedades de OGM, autorizadas ou não-autorizadas, com uma sensibilidade bastante elevada (0,01%).

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL: a qualidade da Genolife já está presente em diversos países do mundo como França, Espanha, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Holanda, Dinamarca e Brasil.

Alguns aspectos da análise oferecida pela Genolife do Brasil :

Extração do DNA: graças à aplicação de protocolos específicos de extração de DNA para cada tipo de produto, a Genolife do Brasil está apta a detectar transgênicos mesmo em produtos que apresentam quantidades muito pequenas de DNA – como óleos, por exemplo.

Metodologia de Análise: através do método PCR (Triple-Check), que consiste na detecção simultânea de fragmentos de DNA do gene recombinante pertencentes ao promotor, gene estrutural e terminador – inclusive aqueles detectados pelo método Screening. Esta metodologia fornece maior segurança na detecção possibilitando não apenas a detecção do transgênico mas também a identificação de qualquer OGM presente no mercado.

A detecção unicamente do promotor 35S que caracteriza o método Screening não fornece um resultado suficientemente seguro:

– Nem todos os eventos possuem o promotor 35S, podendo gerar um resultado falso negativo;

– Contaminações com vírus do mosaico da couve-flor e produtos contendo trigo não transgênico podem gerar resultados positivos para o 35S (falso positivo);

– A quantificação a partir do 35S não permite a quantificação isolada de milho GM e soja GM em produtos complexos, gerando resultados errôneos quando existe ao mesmo tempo milho e soja GM no produto (como a legislação brasileira prevê que para alimentos contendo mais de um ingrediente os níveis de tolerância deverão ser aplicados para cada ingrediente individualmente, este tipo de análise não é satisfatória);

– Alguns eventos possuem mais de uma cópia do 35S , gerando assim resultados irreais quando a quantificação é feita a partir do 35S;

– Não permite a identificação dos eventos não-autorizados e para estes não existe qualquer nível de tolerância.

Sensibilidade: são detectados produtos transgênicos com sensibilidade de 0,01%.

Análises em Duplicata: todos os exames são realizados em duplicata para maior segurança dos resultados obtidos

Controles: o uso de controles positivos (amostra positiva para OGM) e negativos (amostra negativa para OGM) em cada análise, acompanhados da amplificação simultânea de um gene constitutivo como controle positivo da extração de DNA e da reação da PCR, fornece um alto nível de segurança nos resultados obtidos.

DNAchip para análise do DNA amplificado: a análise do DNA amplificado é feita com o uso de DNAchip, um novo recurso da nanotecnologia que utiliza princípios da eletroforese capilar, proporcionando maior rapidez, resolução e confiabilidade nos resultados. Além disso, a padronização na fabricação dos chis e na condução da eletroforese capilar (plataforma Agilent 2100 Bioanalyser) proporcionam uma reprodutibilidade muito superior à dos métodos convencionais.

Real Time PCR para quantificação: a análise quantitativa é feita em Real Time PCR, que fornece quantificação em tempo real com elevada precisão através da quantificação simultânea à amplificação.

O primeiro passo de nossa análise é um PCR qualitativo completo buscando identificar qualquer transgênico possível. No caso de um PCR qualitativo positivo, é então efetuado um PCR quantitativo com um alvo específico para o transgênico identificado na análise qualitativa.

Produtos Analisados: Dentre os diversos tipos de produtos analisados em nosso laboratório destacam-se a soja e milho, bem como seus derivados, os quais podem ser analisados em qualquer etapa do processo industrial.

Abaixo estão listados alguns dos inúmeros produtos analisados em nosso laboratório para detecção de soja e milho GM:

MILHO

Germe de milho, Produtos extrusados de milho Isoglicose, Semolina de milho, Flocos de milho, Dextrose, Farinha de milho, Glúten de milho, Xarope de frutose, Amido de milho, Dextrina e malto-dextrina de milho, Chips,Milho Peletizado, Xarope de milho, Óleo de milho

SOJA

Grãos de soja, Leite de soja (líquido ou liofilizado), Tofu,

Farinha de soja, Creme de soja (líquido ou liofilizado), Lecitina de soja, Cascas de soja, Iogurte de soja (líquido ou liofilizado), Produtos extrusados,Proteínas de soja, Molho de soja, Óleo de soja

MILHO E SOJA

Hambúrguer, Panificação Alimentos infantis,Salsichas e embutidos Bolos Rações animais,Pastifícios, Alimentos orgânicos, Alimentos industriais

Mais informações pelo telefone (48) 222-0979 ou pelo nosso e-mail: genolifebrasil@newsite.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram