Mercado

Gegis discute eficiência na 8ª reunião do ano

O Gegis (Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro) realizou, nesta sexta-feira (22), no auditório do Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho, SP, a 8ª reunião do ano, para discutir eficiência de equipamentos, entre outras questões ligadas à tecnologia industrial.

Após a apresentação do coordenador das reuniões, Antonio Carlos Viesser, o “Alemão”, o representante da Tonon Bioenergia, Márcio Mori, apresentou aos associados os indicadores da safra 2010/11. Em seguida foi a vez do gerente da Química Real, Ricardo Ventura, que demonstrou como reduzir as perdas indeterminadas no processo de fermentação.

As vantagens do uso do aço inox na indústria sucroenergética foi tema abordado pelo gerente de desenvolvimento da Jatinox, José Roberto de Andrade. O especialista falou sobre o alto desempenho do Inox 410D em regiões de desgaste das usinas. O material, segundo o fabricante, chega a ter uma durabilidade quatro vezes superior ao aço carbono.

O diretor da empresa de automação RAM, Marco Antonio Alasmar, falou sobre a capacitação profissional na área de automação industrial para o setor de açúcar, etanol e energia. Em seguida, a psicóloga Nayara Gallati ministrou uma palestra para mostrar a importância da comunicação na carreira profissional.

Orientações sobre como aumentar a eficiência dos equipamentos, através da escolha de acoplamentos e freios, foram dadas pelo engenheiro da Vulkan, André Nunes. Em seguida, o engenheiro Paulo Rogério Vizin, da TGM Transmissões, falou sobre o rendimento de redutores planetários em moenda de cana-de-açúcar.

Eficiência de moagem também foi tema debatido pelo consultor e engenheiro José Ieda Neto, que orientou os participantes sobre a escolha de preparo e moenda, difusor, acionamento elétrico ou turbinado, cuidados com a operação, chapisco e embebição. A última reunião do Gegis será no dia 26 de novembro, no mesmo local.

Banner Revistas Mobile