JornalCana

Geadas ainda ameaçam canaviais

O aviso especial número 275 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de geada em áreas isoladas, nesta sexta-feira, 5 de agosto no país. Em algumas áreas há maior destaque para o efeito climático, como no Rio Grande do Sul; oeste, meio-oeste, planalto norte e planalto sul de Santa Catarina; e sul e região central do Paraná. Há possibilidade de geada também em pontos isolados de São Paulo e no sul de Minas Gerais. No Sudeste, o tempo fica nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas no Espírito Santo.

Foi na região paranaense de Jandaia do Sul, na Usina Cooperval, que sofreu com os efeitos das baixas temperaturas e com as geadas no final de junho. Tanto é que essa unidade prevê perda de até 10% na produção para a safra seguinte.

Não foi diferente no Mato Grosso do Sul, região considerada quente, mas que nos últimos tempos tem registrado temperaturas entre 5°C e 3ºC e efeitos das geadas. Essas geadas atingiram as lavouras da Usina Angélica, que segundo Marcelo Vieira, diretor da unidade, poderá ter um impacto de 6% a 8% no ATR da cana que falta colher. “Estamos acelerando a colheita dessas áreas”, lembra.

A região de Ribeirão Preto (SP), registrou nessa manhã 5°C e algumas áreas mais altas, como Batatais e Franca, poderão registrar geadas, segundo especialistas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram