JornalCana

Geada derruba ATR e projeção de aumento de moagem da Cooperval

cana geada

A geada que impactou boa parte das usinas do Paraná em julho de 2013, ainda pode ser sentida. Isso porque as canas plantadas no meio do ano passado que morreram e brotaram novamente, acabaram atrasando a safra 2014/15 da Usina Cooperval em um mês, provocando queda na qualidade da cana e de estimativa da produção.  A informação é de Jansir Paz, gerente industrial da unidade.

Segundo ele, além do atraso, a geada ainda pode provocar queda de cinco pontos no ATR. “A geada prejudicou a qualidade da cana. Em 2012 tínhamos um ATR médio de 130 kg/toneladas. Fechamos 2013 com média de 123 kg/tonelada e possivelmente teremos uma queda de cerca de cinco pontos nessa safra que iniciou em maio. Atualmente estamos colhendo cana com qualidade mais baixa, com menos de 12 meses praticamente”, diz.

Produção

A Usina pretende moer na safra atual,que iniciou em 28 de abril (por causa da geada), 1,25 milhão de toneladas de cana. “Estimávamos processar 1,35 milhão, mas o problema climático derrubou nossa projeção de aumento de moagem. Então deveremos manter os mesmos números da safra passada”, lembra.

A produção de açúcar estimada é de 75 mil toneladas e a de etanol, 50 milhões de litros. “No momento priorizamos a produção de etanol hidratado para gerar caixa”, reforça.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram