JornalCana

GAZETA: Brasil dobrará exportação de etanol para a Suécia

As vendas brasileiras de etanol para a Suécia, o segundo maior consumidor europeu do combustível, vão dobrar este ano com o aumento da demanda por carros movidos a esse combustível alternativo, disse o representante de um grupo de lobby do setor.

O número de veículos com capacidade para usar o E85, uma mistura de gasolina e etanol que contém 85% do biocombustível, duplicou no país escandinavo, disse Mattias Goldmann, fundador da Associação Sueca dos Motoristas Verdes. O Brasil exportou cerca de 100 milhões de litros de etanol para a Suécia no ano passado, informou Goldmann.

Os incentivos fiscais vigentes na Suécia e o número crescente de postos comercializadores de E85 levaram à disparada da demanda pelo combustível e por automóveis flex, segundo Goldmann, que ajuda o Partido do Centro sueco a formular um projeto de lei destinado a proibir carros movidos apenas por combustíveis fósseis até 2015. O Brasil é o maior exportador mundial de etanol.

“A demanda continuará aumentando porque temos todos os incentivos apropriados”, disse Goldmann em entrevista concedida ontem em São Paulo, antes de embarcar num avião para visitar uma usina de etanol em Sertãozinho, no estado. “A maior parte desse etanol virá do Brasil”.

Os consumidores da Suécia, onde cerca de um terço dos postos de abastecimento tem uma bomba do biocombustível, recebem um incentivo fiscal de 1.050 euros (US$ 1.645) por carro movido a combustível alternativo adquirido, disse Goldmann. Cerca de 60% dos 3.600 postos do país vão vender biocombustível, principalmente E85, até o final do ano que vem, segundo Golmann.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram