JornalCana

Gatua promove Encontro Anual e Feira em São José do Rio Preto

O Gatua (Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Álcool e Energia) realizará de 12 a 14 de novembro, em São José do Rio Preto, SP, o IV Encontro Anual do grupo e a III FeiGATUA (Feira de Tecnologia). Os eventos serão realizados no Ipê Park Hotel e contarão com a presença de especialistas, além de grandes fornecedores de equipamentos e serviços de informática.

O Encontro Anual deverá reunir um público de aproximadamente 200 pessoas, todas ligadas à área de tecnologia da informação do setor sucroenergético. Nos três dias do evento serão realizadas 24 palestras que discutirão as últimas inovações do setor. Já a Feira de Tecnologia reunirá 23 expositores nacionais e estrangeiros.

O Gatua foi criado há cinco anos com o objetivo inicial de reunir os profissionais das áreas de informática das usinas para permitir a troca de experiências. Em pouco tempo, ganhou associados e atualmente conta com 157 usinas filiadas, de 10 estados brasileiros.

O grupo teve seu início na simples idéia de reunir os profissionais das áreas de informática das usinas para permitir a troca de experiências, justamente em uma área onde a mudança é a tônica diária, devido à velocidade com que os equipamentos (hardwares) e os programas (softwares) se renovam e se modernizam.

O gerente de Informática da Açúcar Guarani, Carlos Alberto Rodrigues de Barros, um dos fundadores do Gatua, lembra que os profissionais de informática das usinas, mesmo as localizadas na mesma região, não se conheciam. “Quando fizemos a primeira reunião, nove usinas participaram. Em um ano, o Gatua já estava presente em vários estados do País.

Hoje, além das reuniões bimestrais, o grupo conta com uma lista de discussão na Internet, onde já foram discutidos mais de 800 assuntos diferentes, com a troca de mais de cinco mil e-mails. “Sempre que temos alguma dúvida técnica ou problemas com fabricantes ou fornecedores, basta lançar um e-mail ao grupo. Em menos de cinco minutos, chegam indicações, orientações, conselhos e dicas de todos os cantos do Brasil. É uma consultoria instantânea, grátis e totalmente segura”, observa.

O secretário do Gatua Sul, Elvis Evangelista da Silva, lembra também a importância do grupo para o saneamento do setor de informática. “Temos muitos aventureiros no nosso setor. Tem empresa vendendo o que não é estável ou prestando serviços duvidosos. A rede de comunicação do Gatua permite manter essas más empresas longe do setor. No entanto, também promovemos os bons produtos e as boas soluções”, conta.

Para Elvis, a rede do Gatua permite um atendimento diferenciado por parte dos grandes fabricantes mundiais. “Eles sabem que temos em nossa união uma força que, às vezes, nós mesmos não temos noção. Já vi grandes fabricantes mundiais tremerem quando membros do Gatua apresentam ao grupo algum problema não resolvido”.

Mais informações sobre programação e inscrições para o IV Encontro Anual do grupo e a III FeiGATUA (Feira de Tecnologia) podem ser obtidas no site www.gatua.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram