JornalCana

Gatua conta com 286 unidades sucroenergéticas associadas

A área de TI – Tecnologia da Informação teve grande avanço no setor sucroenergético nos últimos anos. Um dos principais motivos para isto tem sido o papel desempenhado pelo Gatua – Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Etanol e Energia, que ao completar 10 anos, conta com um histórico de trabalhos em prol de todas as suas associadas.

O uso de recursos de TI pelas usinas oferece uma grande oportunidade de melhorar os resultados em todos os seus departamentos, processos e controles internos. Contudo, por ser conservador, o setor sucroenergético demorou a trabalhar de forma eficaz tal área.

Para sanar o problema, o Gatua abriu um rico canal de comunicação entre os profissionais de TI das usinas, permitindo a troca de informações e o compartilhamento de conhecimentos em questões técnicas envolvendo equipamentos, softwares ou soluções que o mercado constantemente oferece. “Lembro que muitas vezes enfrentávamos um problema qualquer que, não raro, um vizinho nosso já havia resolvido. Ficávamos ‘reinventando a roda’ ou até subutilizando algum recurso, pela falta de um conhecimento mais específico”, diz Carlos Barros, o Bill, criador e Coordenador Nacional do Grupo, que atuou como gerente de TI em usinas de açúcar. “Até para conseguirmos informações sobre um fornecedor era muito difícil, pois ficávamos refém de indicações de clientes feitas pelo próprio fornecedor, com totais chances de direcionamento nos resultados dessa pesquisa”, lembra Bill.

O Grupo oferece um fórum de discussões, que auxilia o profissional que precisa de informações para resolver um problema ou mesmo de indicações. Além disso, anualmente ocorre o Congresso Anual do Gatua, sempre acompanhado com a FeiGATUA, uma Feira de Tecnologia, onde empresas do mercado fornecedor de TI aproveitam o espaço aberto para apresentarem seus produtos e serviços, mas principalmente as usinas conseguem em um mesmo local e ao mesmo tempo, ter acesso a um universo de soluções que poderão ser detalhadamente analisadas para atenderem às suas demandas.

As iniciativas são gratuitas a todas as usinas associadas. Nos congressos anuais, por exemplo, toda estadia, refeições e qualquer despesa durante o evento, são pagas pelo Grupo, cabendo às usinas participantes arcarem somente com o deslocamento dos seus funcionários.

Atualmente o grupo tem 286 unidades sucroenergéticas associadas, localizadas em 225 municípios de 20 estados brasileiros, além da participação de uma usina do Equador e outra de Moçambique. Há ainda pedidos de filiação da Colômbia, Argentina, Paraguai, Angola, Hungria e França.

img9901

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram