JornalCana

Fusão entre as gigantes leva trading Crystalsev a buscar nova identidade

Com o processo de fusão da Cia. Açucareira Vale do Rosário, de Morro Agudo (SP), e Cia. Energética Santa Elisa, de Sertãozinho (SP), em fase de conclusão, a Crystalsev, cujo foco está na comercialização da produção de açúcar e álcool de nove usinas paulistas e suas associadas, está repensando seu foco de atuação, uma vez que o processo de concentração das usinas reduz o número de grupos na empresa.

É que a trading passou a ser controlada pela B5, que tem cerca de 70% do capital da companhia, e engloba as usinas Vale do Rosário, Santa Elisa, MB, Jardest e Continental. As usinas Mandu, de Maracaí (SP), Pioneiros, de Sud Mennucci (SP), Moema, de Orindiuva (SP), e Paraíso, de Brotas (SP), que também são associadas à Crystalsev, mas não aderiram à fusão, respondem por 30% de participação na trading.

Juntas, as empresas da B5 respondem por quase 20 milhões de toneladas de cana. Os outros quatro grupos representam cerca de 12 milhões de toneladas.

Por conta do processo de fusão, a Crystalsev passou a ser presidida, desde março, por Rui Ferraz, ex-grupo Fischer, que substitui o executivo João Carlos Figueiredo Ferraz, que estava à frente da trading, mas que se desfez de suas ações da Vale do Rosário e saiu da direção da usina Jardest, que será incorporada na fusão.

Como tinha um número diversificado de usinas, mas que agora estão concentradas em uma única empresa, a Crystalsev está mudando o seu perfil de atuação. Segundo Cícero Junqueira Franco, porta-voz da B5, a nova empresa que será criada a partir da fusão deverá discutir os rumos da Crystalsev daqui pra frente.

A trading é parceira comercial da multinacional americana Cargill desde 1998, e está construindo com a múlti uma refinaria de açúcar na Síria, em sociedade com produtores locais. As duas companhias também contam, ainda, com uma usina de desidratação de álcool em operação em El Salvador, com capacidade para 150 milhões de litros por ano, por meio da qual exportam etanol para os Estados Unidos. (MS)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram