JornalCana

Furlan diz esperar medidas de apoio à exportação em duas semanas

O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, disse nesta segunda-feira esperar para as próximas duas semanas medidas do governo que propiciem alívio para exportadores e estabilização no câmbio.

“Nós estamos estudando medidas que possam aliviar a preocupação de empresas, setores que estão exportando com dificuldade, principalmente os que são intensivos em mão-de-obra e materiais produzidos no Brasil”, disse o ministro após a abertura do Encontro Nacional de Relação com Investidores de Mercado de Capitais.

“Talvez não venha um pacote, mas medidas que sejam tomadas sequencialmente visando manter o estímulo à exportação”, disse Furlan, que citou entre as possíveis contribuições de sua pasta o aumento de linhas de financiamento pré-embarque pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), remuneradas à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 8,15 por cento ao ano.

“Podemos intensificar as linhas em TJLP para pré-embarque, com isso tirando a pressão de empresas que precisam fechar câmbio com antecipação, muitas vezes de até seis meses, ocasionando um excesso de oferta no mercado de câmbio”, disse Furlan, que segue para a sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

O ministro disse também que já esperava um resultado mais baixo da balança em comercial em maio, mas ressalvou que se tratou de um mês atípico, devido à greve de funcionários da Receita Federal.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram