JornalCana

Furlan defende cota livre de imposto nas vendas de etanol para os EUA

O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse hoje que o governo vai propor aos Estados Unidos a adoção de uma cota de isenção para o etanol brasileiro que entra no mercado americano. Atualmente, a taxa aplicada é de US$ 0,54 por galão.

Furlan, entretanto, não prevê uma decisão já na visita que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fará ao Brasil na próxima sexta-feira (9), quando terá um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Não há expectativa de ter decisões nessa visita”, disse Furlan.

Para o ministro, o programa de uso do etanol, lançado por Bush, vai necessitar de importação, o que colabora para que a proposta brasileira seja aceita pelo governo americano. “Não acredito que os Estados Unidos consigam preencher o programa sem uma ajuda externa”, disse Furlan. A meta anunciada por Bush é de reduzir em 20% o uso da gasolina nos próximos dez anos, por meio da sua substituição por combustíveis renováveis.

Segundo o ministro, a cota poderia ser destinada para o consumo da costa oeste americana, área com problemas de logística para a distribuição do etanol. “O etanol brasilerio poderia chegar de navio, a um custo competitivo, principalmente para a Califórnia, que consome mais combustível que o Brasil inteiro”, disse o ministro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram