JornalCana

Furlan chega hoje a Pequim

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando começa hoje as negociações com o governo chinês, em Pequim. Ele deverá se integrar a uma delegação técnica e empresarial, coordenada pelo seu ministério, que está naquele país desde o último dia 22.

Comandada por Armando Meziat, secretário de Comércio Exterior do Ministério, a missão brasileira negocia a possível auto-limitação das exportações de produtos chineses para alguns setores da indústria nacional. Em Pequim, Furlan tem audiências agendadas com os ministros do Comércio, Bo Xilai, e do Planejamento Ma Kai. O retorno ao Brasil está previsto para o próximo fim-de-semana.

Parceria com os EUA

Ontem, ainda nos Estados Unidos, Furlan reuniu-se com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez, e com empresários norte-americanos. Em sua viagem a Washington desde o último domingo, o ministro negocia um possível aumento da venda de etanol (álcool combustível) para aquele país.

Durante um encontro com empresários norte-americanos e brasileiros na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, em Washington, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, falou da relação histórica entre os dois países e lembrou que atualmente os americanos são os principais parceiros comerciais e de investimento do Brasil. Ao lembrar a afirmação do presidente norte-americano George W. Bush de que a eliminação da pobreza depende do aumento do comércio mundial, Amorim voltou a defender a eliminação de subsídios que, segundo ele, “tornam as trocas injustas fazendo com que produtos de países que usam esses mecanismos cheguem mais baratos no mercado mundial”.

Na última segunda-feira, na capital norte-americana, Amorim foi recebido pela secretária de Estado, Condoleeza Rice, e também se encontrou com o vice-secretário de Estado, Roberto Zoellick.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram