JornalCana

Furlan anuncia missão comercial a Israel e Chipre

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, anunciou nesta segunda-feira uma missão no Oriente Médio que tem como objetivo aumentar o comércio com Israel e Chipre.

A viagem acontecerá cerca de dois meses depois de uma cúpula inédita que reuniu 22 países árabes para discutir comércio e outros assuntos em Brasília. A missão começa pela ilha mediterrânea de Chipre nesta terça-feira (19) e se estende até o próximo dia 27, informou o ministério em comunicado.

Além do comércio bilateral, estão na agenda a campanha pela assinatura de um acordo de livre-comércio entre Mercosul e Israel, ações de cooperação tecnológica, de criação de um fundo bilateral para pesquisa e desenvolvimento industrial e um acordo para evitar a bitributação entre os países.

A viagem a Israel, a partir do dia 22, prevê a visita a uma fábrica de remédios genéricos e a um centro de alta tecnologia israelense, além de encontros com exportadores, importadores e autoridades.

Segundo a assessoria do ministério, uma delegação de 40 empresários deve acompanhar o ministro para uma encontro de negócios previsto no dia 27.

Na lista estão confirmados os banqueiros Joseph e Vicky Safra, executivos da H.Stern, Embraer , Petrobras e de setores como etanol e combustíveis, telecomunicações, tecnologias da informação, farmacêuticos, aviação, nanotecnologia, segurança militar e civil, equipamentos médicos, indústria alimentícia, têxteis e calçados, entre outros, informou a assessoria do ministério.

O intercâmbio comercial entre Brasil e Israel somou 303,9 milhões de dólares de janeiro a junho deste ano, 6,5 por cento superior aos 285,4 milhões do mesmo período do ano passado.

Com relação a Chipre, o intercâmbio comercial foi de 36 milhões de dólares de janeiro a maio deste ano, contra 6 milhões no mesmo período de 2004. Ali, nos dois primeiros dias da missão, o governo pretende ampliar o comércio nas áreas de petróleo e gás, aviação e equipamentos militares.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram