fbpx
JornalCana

Fundação Solidaridad debaterá melhores práticas ESG na cadeia da cana

Entidade reúne especialistas para discutir o tema

O conceito ESG – Environmental, Social and Governance, sigla para ações que promovem boas práticas sociais, ambientais e de governança, ganhou destaque nos últimos tempos. Porém, o assunto ainda gera muitas dúvidas, e no setor canavieiro não tem sido diferente.

Para ajudar a entender esse tema, a Fundação Solidaridad promoverá no dia 9 de dezembro, às 10h30, o webinar ESG: Casos práticos de sustentabilidade na cadeia da cana. Na oportunidade, empresas do setor, profissionais atuantes na cadeia, associações e produtores e produtoras rurais poderão entender o conceito e conhecer as estratégias para implementá-lo em seus negócios.

Há mais de dez anos, a Solidaridad exerce um papel importante na cadeia sucroenergética por meio do desenvolvimento de vários projetos com associações de produtores e usinas.

Fruto da parceria com a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) e associações de produtores vinculadas a ela, o projeto Muda Cana promove a sustentabilidade entre produtores e produtoras de cana por meio da melhoria dos serviços oferecidos. O projeto beneficia direta e indiretamente cerca de 9 mil produtores que hoje contam com uma assistência técnica mais efetiva e customizada, conforme suas necessidades.

LEIA MAIS > Por projeto de lei em benefício à bioenergia, deputado é eleito Mais Influente do Setor
Aline Silva, gerente de projetos de cana da Solidaridad

Em outra frente, o programa ELO foi criado em 2014 para levar melhoria contínua a 100% dos fornecedores de cana da Raízen por meio do aplicativo Extension Solution, solução digital da Solidaridad usada pelas equipes de campo. O ELO nasceu para expandir o compromisso da empresa com a produção de cana-de-açúcar sustentável, aliando as melhores práticas de produção e gestão com o respeito ao meio ambiente e às pessoas.

De acordo com Aline Silva, gerente de projetos de cana da Solidaridad, a ideia de realizar o webinar surgiu após alguns comentários de parceiros, uma vez que queriam saber se já praticavam o ESG ou o que precisavam fazer para colocá-lo em prática. “Nós atuamos diretamente com associações de produtores e eles são nossos porta-vozes do campo. Assim, resolvemos desmistificar um pouco esse conceito, por meio de cases de sucesso, trazendo isso para a realidade”, diz.

Participarão do evento o diretor de negócios agrícolas da Raízen, Ricardo Berni, o diretor de sustentabilidade para América Latina na Bayer CropSciences, Eduardo Bastos, e o superintendente da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), Rafael Kalaki.

LEIA MAIS >Manejo do solo pode elevar percentual de participação da cana no total da matriz energética

A programação ainda conta com a produtora e administradora de empresas Paula Bellodi Santana, representante da quarta geração de uma família de canavicultores, que falará sobre sua experiência à frente da Fazenda Belo Horizonte, em Jaboticabal (SP). Representando a Solidaridad, estarão Aline Silva e o diretor de país, Rodrigo Castro, que mediará o debate.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia do evento por meio do link https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_2GtK6I_aR6OExtgR_6slgQ 

LEIA MAIS > Cosan e Braskem criam parceria para alavancar economia circular e neutralidade de carbono

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram