fbpx
JornalCana

Fundação Raízen realiza formatura de 447 jovens de São Paulo e Goiás

Em evento virtual a companhia reuniu a comunidade local para oficializar a formação de estudantes

A Fundação Raízen realizou, na noite desta terça-feira (1º), a formatura de 447 estudantes que estão no 1º ano do Ensino Médio. Os jovens são de escolas públicas de Piracicaba, Igaraçu do Tietê, Dois Córregos, Valparaíso e Ipaussu, em São Paulo, e Jataí, em Goiás.

A cerimônia reuniu pais, amigos, professores e as comunidades locais em um evento virtual. A formação faz parte do projeto social promovido pela Instituição para aprimorar competências socioemocionais como autoconhecimento, protagonismo, comunicação e cidadania.

Com mais de 18 anos, a Fundação já impactou a realidade de 15.000 jovens em regiões de vulnerabilidade social e beneficiou mais de 1.700 alunos, oferecendo educação de qualidade.

Com o propósito de impulsionar os jovens a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos, os estudantes participaram de um processo de co-seleção nas escolas e foram avaliados por meio de dinâmicas. Como resultado, a Fundação Raízen desenvolveu, ao longo de 12 meses, novas habilidades comportamentais e socioemocionais junto a esses estudantes de escolas públicas em comunidades do entorno onde a Raízen possui atuação. O objetivo deste trabalho é investir no desenvolvimento de crianças e adolescentes, e estimular que continuem estudando.

LEIA MAIS > Zanini: há sete décadas contribuindo com o desenvolvimento da indústria
Os formandos são de escolas públicas de Piracicaba, Igaraçu do Tietê, Dois Córregos, Valparaíso e Ipaussu, em São Paulo, e Jataí, em Goiás.

A ação contribui para a diminuição da evasão escolar e está conectada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. No último ano, 22% dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos (23,8 milhões) não estudavam e não trabalhavam, de acordo com os Indicadores Sociais do IBGE. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a equipe pedagógica da Fundação Raízen adaptou a sua metodologia para o modelo online. Além disso, mobilizou a rede de voluntários(a) formada por funcionários da Raízen, para realização da Mentoria Social, também de forma virtual.  Com isso os jovens da Fundação Raízen finalizaram o percurso formativo com a elaboração de um Plano de futuro em que registraram suas estratégias para a continuidade dos estudos e para a entrada no mercado de trabalho.

LEIA MAIS > Parque Tecnológico de Piracicaba e AnimalsHub fazem parceria

A gerente de Performance Social da Raízen, Fernanda Ferraz, afirma que o foco da instituição é contribuir para o desenvolvimento sustentável dos entornos das operações onde a Raízen está presente e apoiar crianças e jovens na busca por autonomia e capacitação de qualidade. “A formatura é um momento de reunirmos toda a comunidade, para celebrar as habilidades desenvolvidas pelos estudantes. Nosso papel nesse processo é permitir e estimular os jovens a sonhar, incentiva-los para que sigam estudando e se descubram profissionalmente”, conclui Fernanda.

A Fundação Raízen acredita que a educação é a principal ferramenta para gerar oportunidades e transformar realidades. Nesta formatura virtual, a mensagem principal direcionada a todos os formandos e formandas foi para que eles valorizem os estudos, concluam o Ensino Médio, acreditem em si e em seus sonhos.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram