JornalCana

Fundação BB lança cartilha e DVD sobre Produção Agroecológica Integrada e Sustentável

A Fundação Banco do Brasil e parceiros lançaram, no dia 20, em Brasília, cartilha e dvd sobre o projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), um sistema que garante mais alimento, trabalho e renda no campo.

A cartilha é um suporte para o material apresentado no dvd. Ambos foram produzidos a partir de entrevistas com agricultores de Cristalina, Pirenópolis e Porangantu, em Goiás, e do Núcleo Rural de Ceilândia, no Distrito Federal, com o apoio técnico da Fazenda Vale das Palmeiras, localizada em Petrópolis, Rio de Janeiro. Também colaboraram o Instituto de Permacultura do Cerrado (Ipec), a Fazenda Malunga, o Sítio Água Santa e a Rede de Teconologia Social (RTS).

O dvd, com 20 minutos de duração, contém um vídeo principal com dados gerais sobre o PAIS e outros seis módulos detalhando as principais etapas da implantação de uma unidade familiar de produção agroecólogica. São elas: escolha e preparação do terreno; seleção das culturas; demarcação do galinheiro e dos canteiros circulares; construção do galinheiro; preparação dos canteiros; uso de energia; sistema de irrigação por gotejamento; compostagem; quintal agroecológico; associativismo e comercialização. Saiba mais

Fundação Banco do Brasil e parceiros implantam Usina de Biodiesel

Na última sexta-feira (16), em Machado (MG), foi inaugurada, na Escola Agrotécnica Federal de Machado, a Unidade Piloto de Produção de Biodiesel do centro de formação. O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, participou da solenidade de inauguração, que integrou a programação do 1º Encontro da Agricultura Familiar de Machado e Região. O Biodiesel pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais e existem dezenas de espécies vegetais no Brasil, como mamona, dendê (palma), girassol, nabo forrageiro, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, entre outras que podem ser utilizadas.

O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) é uma inicativa interministerial do Governo Federal que objetiva a implementação de forma sustentável, tanto técnica, como economicamente, a produção e o uso do Biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda. A unidade piloto foi construída pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado com recursos da Fundação Banco do Brasil da ordem de R$ 350 mil.

Investimento da Fundação Banco do Brasil leva inclusão digital a população ribeirinha

A Fundação Banco do Brasil inaugura, neste sábado (24), a Mini-Estação Digital Ataic Ilha das Cinzas, em Gurupá/PA. A unidade funcionará na sede da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas.

A mini-estação digital é equipada com um servidor, cinco computadores e uma impressora multifuncional. Implantada com investimentos sociais de R$ 21,7 mil da Fundação Banco do Brasil, a unidade é a esperança dos moradores da ilha e dos que habitam a região de por fim ao isolamento e invisibilidade que, segundo eles, é responsável pela falta de serviços básicos.

A Ilha das Cinzas foi transformada num projeto de assentamento extrativista pelo Instituto Nacional de Colonização (Incra). No local, vivem 48 famílias, que extraem a polpa e o palmito do açaizeiro. Eles exploram, ainda, o camarão de água doce, cuja estratégia de manejo foi vencedora do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social da região Norte, em 2005.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram