JornalCana

Fundação Bahia destaca centro de pesquisa no Oeste do estado

A Fundação Bahia promoveu, na semana passada, uma visita às obras do Centro de Pesquisa e Tecnologia do Oeste da Bahia (CTPO-BA), que estão sendo realizadas no Complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, região Oeste da Bahia, a 950 quilômetros de Salvador.

O objetivo foi mostrar as instalações que contemplarão laboratórios de pesquisas de patologia, sementes, entomologia, nematóides, fitopatologia, deslintamento de algodão e câmaras frias que guardarão todo o banco de germoplasma das culturas plantadas na região.

A visita contou com a participação de representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro).

Com recursos do Fundeagro, o CPTO-BA conta com R$ 3 milhões em investimentos. Além do setor de pesquisa, o espaço conta com um prédio administrativo, auditório para 100 lugares, refeitório para 48 pessoas, dormitórios com 18 vagas e um campo experimental onde serão implantados projetos de pesquisas nas culturas de algodão, soja, milho, café, cana-de-açúcar, girassol, mamona, entre outras.

Nos cinco pivôs centrais de irrigação – um de 60 hectares e quatro de 15 hectares – serão desenvolvidas pesquisas com vários cultivos, como cana-de-açúcar, algodão, soja, milho, girassol, café e mamona.

Em breve, o complexo Bahia Farm Show abrigará o Dia de Campo de Algodão, a Passarela da Soja, o Dia de Campo de Café, o Dia de Campo de Milho e o Dia de Campo de Cana-de-açúcar, eventos que atraem em média 3 mil pessoas por ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram