JornalCana

Funcionários da Usina Cofco desistem de greve

Funcionários da Cofco: desistência da greve (Foto: Sinal/Divulgação)
Funcionários da Cofco: desistência da greve (Foto: Sinal/Divulgação)

O Sindicato da Alimentação de Catanduva e região (Sinal) divulga informações sobre recente polêmica envolvendo a Usina Cofco Brasil (unidade Catanduva-SP) e trabalhadores da companhia, controlada pela trading chinesa Cofco.

Segundo o texto do Sindicato, assinado pela jornalista Livia Gandolfi, da Assessoria de Comunicação da entidade, o motivo da situação foi a troca do plano de saúde. A partir de 01/11, o convênio dos trabalhadores da companhia deixa de ser a Unimed e passa para São Francisco Saúde.

Em assembleia na manhã de 22/09, os colaboradores da unidade Catanduva da Cofco aprovaram a mudança do plano de saúde, informa Sérgio Urize, presidente do Sinal.

 

Conforme o texto do sindicato, uma reunião entre representantes da entidade foi realizada com a companhia e a empresa Padre Albino Saúde na quarta-feira (21/09).

Logotipo 

“Há uma parceria entre o São Francisco Saúde e o Padre Albino Saúde desde 2012. Para os trabalhadores da Cofco, o São Francisco será o gestor e o Padre Albino, o prestador de serviço. Com a carteira com o logotipo São Francisco Saúde, o paciente poderá ser atendido numa abrangência maior e, inclusive, fazer procedimentos em São José do Rio Preto, caso necessário”, explica.

Durante a reunião, os representantes da Cofco explicaram todas as tratativas das negociações, que levaram à mudança do plano. Além disso, foram sanadas todas as dúvidas, entendendo que o trabalhador não será lesado com a troca de prestadores de serviços.

“Conseguimos extinguir a carência para os trabalhadores da Cofco, uma vez que a mudança partiu da empresa e não dos funcionários. Então, a partir de 01 de novembro, o uso está liberado para consultas, exames ou qualquer procedimento necessário”, salienta.

Negociação

As negociações em torno da mudança do plano de saúde foram longas. O presidente do Sinal chegou a publicar edital, convocando assembleia para votação de greve.

“Na segunda-feira, 19 de setembro, os trabalhadores votaram, não concordando com a mudança do plano que, primeiramente, seria São Francisco, com atendimento em São José do Rio Preto, o que ficaria inviável aos trabalhadores de Catanduva”, salienta.

Depois da assembleia, a diretoria da Cofco propôs a parceria entre São Francisco Saúde e Padre Albino Saúde, para que o atendimento médico-hospitalar fosse feito em Catanduva.

“Depois de conversar muito, tirar todas as dúvidas, entendemos que a mudança não trará prejuízos. Os trabalhadores aprovaram. O estado de greve foi encerrado”, finaliza.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram