JornalCana

Frigoríficos e setor sucroalcooleiro reduziram vagas em MS

Levantamento do Radar Industrial, produzido pela Diretoria de Gestão Estratégica da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul –, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), aponta como possíveis causas da redução de 3.430 postos de trabalho em dezembro de 2008 na indústria de transformação do Estado a situação financeira enfrentada pelos frigoríficos e a sazonalidade do setor sucroalcooleiro.

Ainda segundo o Radar Industrial, comparando o desempenho do mês passado com dezembro de 2007, constatou-se que na realidade o setor da indústria de transformação apresentou uma redução menor, uma vez que no ano de 2007 em igual período a diminuição de postos de trabalho foi de 3.864.

De acordo com o Radar Industrial, o resultado mostrado na comparação entre os meses de dezembro de 2008 e 2007 está dentro da normalidade para a época, ou seja, comportou-se adequadamente com o que é esperado por conta dos fatores sazonais, uma vez que após o atendimento das encomendas para o fim de ano as indústrias normalmente reduzem seus níveis de atividade.

Caso exemplar dessa situação, conforme o Radar Industrial, pode ser verificado no segmento de confecção e vestuário, que tradicionalmente reduz suas atividades especialmente nesse período. Todavia, o segmento da indústria de transformação começou a apresentar sinais de desaceleração na oferta de novos postos de trabalho a partir de agosto de 2008.

As atividades com maiores reduções de postos de trabalho entre agosto e novembro do ano passado foram: fabricação de açúcar em bruto (- 1.082); abate de reses, exceto suínos (- 988); curtimento e outras preparações de couro (- 240), fabricação de artefatos de material plástico (- 221); e fabricação de óleos vegetais em bruto, exceto óleo de milho (- 91).

De acordo com o Radar Industrial, as possíveis causas da redução centram-se em maior medida na situação conjuntural apresentada pelos frigoríficos em Mato Grosso do Sul, especialmente diante da dificuldade que tiveram em continuar com suas atividades em um ano marcado pela a escassez e conseqüente elevação de preço do boi gordo.

Quanto às demissões de trabalhadores ligados à atividade de fabricação de açúcar em bruto deve-se a um fator unicamente sazonal, relacionado ao período de maturação da cana para que haja maior concentração do teor de sacarose.

Tanto que sua participação sobre o saldo negativo se reduz substancialmente quando se desconsidera do período os meses de agosto e setembro (a participação cai de 1.082 para 347) o mesmo não acontecendo com as demais atividades que se destacaram na redução de postos de trabalho.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram