fbpx

Frete para açúcar deve subir até 10% em 2014/15, com alta do diesel

O setor sucroalcooleiro deve pagar fretes de 5% a 10% mais altos para transportar açúcar no ano-safra 2014/15, que se inicia em abril. Representantes entrevistados pelo Broadcast atribuíram o incremento ao diesel, cujo preço subiu 8% em novembro, e à limitação logística da Copersucar, que teve suas instalações para recebimento do produto comprometidas no incêndio de outubro passado. A Copersucar, maior trading de etanol e açúcar do mundo, tinha uma capacidade para embarcar 10 milhões de toneladas/ano pelo terminal que possui em Santos (SP), mas esse volume só deve ser retomado novamente em fevereiro do ano que vem. Por enquanto, a capacidade é de 250 mil toneladas/ano.

Dados do Grupo Esalq-LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial) mostram que levar açúcar da região de Ribeirão Preto (SP) para o Porto de Santos já está 5% mais caro na comparação anual, em torno de R$ 94 por tonelada. Usinas localizadas em Mato Grosso chegam a pagar R$ 168 por tonelada, valor 8,6% maior frente ao registrado no início de 2013. Para Thiago Péra, coordenador do Grupo Esalq-Log, o incêndio no porto seco de Santa Adélia, na região de São José do Rio Preto (SP), ocorrido em outubro, também afetou o parque ferroviário local e dificultará o escoamento do produto da região. Ele destaca que o frete poderá subir neste ano também se houver um rompimento de contratos entre a Rumo Logística e a América Latina Logística (ALL). ‘As chances são pequenas, mas, se isso acontecer, aumentaria a demanda por serviço rodoviário’, disse.

Os representantes comentam, ainda, que mais uma vez os embarques de açúcar concorrerão com os de grãos. E os prognósticos apontam para uma disputa difícil.De acordo com a Conab, a safra 2013/14 de grãos deve ser recorde, de 186,86 milhões de toneladas, ou 4,8% mais que o visto em 2012/13. O peso dessa concorrência, dizem, deverá ser sentido principalmente nos primeiros meses de safra de cana, como abril e maio, períove elevar o frete de açúcar em 2014/15.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...
X