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Frete marítimo mais baixo eleva competitividade do açúcar brasileiro

Frete marítimo mais baixo eleva competitividade do açúcar brasileiro

O frete marítimo mais barato vem elevando a competitividade do açúcar brasileiro no mercado internacional, segundo análise da consultoria americana FCStone. Os preços baixos do petróleo e a desaceleração da economia da China vêm levando à forte queda no preço do transporte marítimo.

Na última semana, conforme levantamento da FCStone, o frete da tonelada de açúcar de Santos para Taiwan (República da China) chegou a ser cotado em US$ 18,14, quase metade de um ano atrás e 77% abaixo do início de 2014.

Como o Brasil é mais distante das regiões importadoras de açúcar do que seus principais concorrentes, localizados na Ásia, a queda do frete significa uma maior competitividade do produto nacional, avaliou o analista da FCStone, João Paulo Botelho.

“A queda no frete marítimo deve dar sustentação para o prêmio de exportação do açúcar, uma vez que o frete é a principal diferença entre o produto dos principais portos de origem”, explicou Botelho. Dessa forma, o prêmio/desconto praticado em Santos (SP) tende a se aproximar daquele notado nos portos asiáticos”, segundo a consultoria.

No mercado chinês, o VHP brasileiro chegava com custo de US$ 439/tonelada no começo de 2014, 5,4% mais caro que o equivalente tailandês. Já na última quinta¬-feira (14), o produto do Brasil chegaria neste mercado cotado a US$ 350/tonelada, 2% mais barato que o seu concorrente.

Fonte: (Valor)

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