JornalCana

Fraude prejudica 7 mil proprietários de carros

A adulteração do álcool combustível já fez com que pelo menos 1,5% dos veículos com motores bicombustíveis, os chamados flexfuel, no País, voltassem para a concessionária com problemas no motor, informou o Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom). Apesar de a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) não confirmar, o diretor do Sindicom, Dietmar Shupp afirma que o chamado ¨álcool molhado¨ causou problemas para aproximadamente 7 mil proprietários de veículos bicombustível.

CORANTE

O montante mobilizou toda a cadeia produtiva do álcool, de usineiros a representantes da indústria automobilística, passando pela Petrobras, Transpetro, distribuidoras de combustíveis, Ministério de Minas e Energia e principalmente a Agência Nacional do Petróleo (ANP), que pretende aprovar a adição de um corante no álcool anidro até o final do ano para coibir a fraude.

¨Não acredito que possamos acabar com o problema, mas pelo menos reduzir a adulteração em pelo menos 70%¨, afirmou a superintendente de qualidade do produto da ANP, Maria Antonieta Andrade Souza, que está realizando uma série de reuniões com o setor, visando resolver os empecilhos técnicos para a coloração do álcool.

A medida visa diferenciar o álcool anidro, que é misturado à gasolina, do hidratado, que vai direto para o tanque de combustível do veículo, acabando com a operação chamada ¨álcool molhado¨. A fraude ocorre porque o anidro tem tributação menor do que o hidratado. Assim, o adulterador compra álcool anidro direto da usina, adiciona água e vende como se fosse o hidratado.

O Sindicom estima que até um bilhão de litros de álcool, ou cerca de 20% do consumo anual deste combustível no Brasil, seja adulterado. Com a coloração, o consumidor poderá verificar no filtro existente sobre a bomba de combustível nos postos revendedores se o álcool hidratado está incolor como é previsto.

De acordo com o projeto, o corante mais provável adicionado ao anidro seria de cor alaranjada ou vermelha, para não influenciar na cor da gasolina à qual o álcool será misturado. ¨A medida só trará benefícios. Os veículos terão menos problemas, os Estados arrecadarão mais impostos, as distribuidoras acabarão com a sonegação e os donos de postos não poderão mais ser alertados¨, disse o diretor do Sindicom.

Apesar de ser vista como positiva pelos usineiros, a proposta ainda não é unanimidade no setor. Para Antonio de Padua Rodrigues, diretor da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), o principal problema do mercado do álcool no Brasil é a diferença de tributação entre o anidro e o hidratado. ¨O corante não vai resolver a questão que é tributária¨, resumiu Rodrigues.

CONTAMINAÇÃO

Outro ponto de discórdia da proposta é a determinação de que o corante seja adicionado ao anidro nas destilarias, ou seja, antes da distribuição onde ocorre a fraude. ¨Só que a adição do corante teria de ser feita nos caminhões que carregam o álcool, já que o produto poderia contaminar, nos tanques das destilarias, outros tipos de álcool, como os destinados à indústria química¨, afirmou o diretor da Unica.

Outro problema ainda não solucionado para que a medida seja implantada é referente à logística. Segundo o especialista da Transpetro, Ricardo Motta, haverá uma dificuldade de transportar o álcool anidro colorido da mesma maneira que hoje, porque atualmente são utilizados os mesmos dutos para o álcool hidratado.

Quer dizer que se ficar um resquício de álcool colorido no álcool hidratado, ele será considerado adulterado?¨, questionou. Entre as alternativas para solucionar este problema, segundo ele, estariam a construção de um duto paralelo para o transporte específico do álcool colorido ou mesmo seu transporte por caminhão.(AE)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram