JornalCana

FPT Industrial apresenta motobomba movida a biometano

Solução apresenta redução de custos de até 80% em comparação a um motor diesel

Marco Rangel recebe o ministro de Meio Ambiente durante a Agrishow

A FPT Industrial, marca do Iveco Group, apresentou na Agrishow 2022, realizada no período de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto – SP, a motobomba de irrigação movida a biometano, solução sustentável que promove a independência do produtor rural, com redução de custos de até 80% em comparação a um motor diesel padrão.

A motobomba movida a biometano foi desenvolvida para aplicações como drenagem (vinhaça) e irrigação agrícola.

A empresa, que tem mais de 20 anos de experiência, é líder em gás natural, com mais de 70.000 unidades vendidas globalmente. “Somos protagonistas em motores movidos a biometano e gás natural, com foco no agronegócio.

A tecnologia promove aumento de eficiência, redução de consumo e emissões. Mais que motores, buscamos soluções sustentáveis, seja qual for o tipo de missão. Ao colaborar com a economia circular, construímos a energia do futuro”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

LEIA MAIS > Tereos prevê moer 17 milhões de toneladas de cana na safra 2022/23

De acordo com Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da companhia, a geração de energia a partir do biometano tornou-se uma opção extremamente vantajosa para produtores que aderem às tecnologias sustentáveis para aumentar a produtividade e reduzir os custos de operação.

“Os motores FPT oferecem todas as vantagens dos motores térmicos tradicionais, inclusive a confiabilidade comprovada; tem custo total de propriedade competitivo com o diesel, com menor custo; e o biometano pode ser gerado como um combustível renovável para resíduos orgânicos, reduzindo as emissões de CO2 a praticamente zero”, explica Almeida.

Além do motor FPT N60 CNG, da Família NEF, a motobomba de irrigação movida a biometano também é testada junto a uma das maiores produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade do Brasil com o motor FPT Cursor 9 CNG.

A FPT também é o “coração” do New Holland T6 Methane Power, primeiro trator do mundo movido a biometano, exibido durante a feira.

LEIA MAIS > Copersucar e Vibra concluem criação de joint venture de etanol
New Holland T6 Methane Power, primeiro trator do mundo movido a biometano, usa soluções da FPT

Equipado com o motor FPT N67 NG, proporciona até 80% menos emissões com o mesmo desempenho e durabilidade de um equivalente movido a diesel. Na Itália, a marca uniu esforços na meta para a primeira safra de vinho Barolo zero emissão até 2025, junto à premiada vinícola Fontanafredda.

As soluções apresentadas pela empresa na Agrishow, como a motobomba movida a biometano, foram conferidas pelo Ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite, que visitou a feira para conhecer tecnologias sustentáveis para o setor.

Joaquim Leite ressaltou a importância do agronegócio como parceiro importante nos desafios climáticos e destacou os benefícios do biometano no aumento da renda e da produtividade de empreendedores rurais que buscam máxima eficiência no campo.

“O biogás é uma solução climática lucrativa. Aqui na feira vi as tecnologias de tratores, caminhões, motores, todos eles movidos a biometano. O Governo Federal busca ser amigo do agro, trazer soluções e o Metano Zero incentiva para que isso aconteça”, disse à jornalistas, em referência ao programa lançado no início do ano, que incentiva a produção de biogás e biometano por produtores brasileiros.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram