JornalCana

Fortes ventos derrubaram lavouras de cana em oito cidades paulistas

Os fortes ventos que atingiram municípios do interior de São Paulo entre domingo (10) e terça-feira (12) derrubaram lavouras de cana-de-açúcar em ao menos oito cidades e atingiram plantações de um centro de pesquisa em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).

cana vento tomabamentoOs ventos -que chegaram a 70 km/h– atingiram canaviais de Ribeirão Preto, Brodowski, Jardinópolis, Batatais, Pradópolis, Serrana, São Joaquim da Barra e Sertãozinho, deixando a cana tombada no solo.

Também houve registro de chuva, mas não de forte intensidade —28 milímetros.

No Centro de Cana do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), em Ribeirão, houve tombamento em algumas áreas de experimentação, em especial naquelas com canas mais altas (para colheita), de acordo com o pesquisador Marcio Bidoia, responsável técnico pelos campos.

No local, está sendo desenvolvida a cana energia, ou supercana, feita a partir de melhoramentos genéticos, que pode atingir seis metros de altura e produzir 300 toneladas por hectare.

Segundo Bidoia, apesar de o vendaval ter atingido os campos do Centro de Cana, isso não significa perda dos experimentos, e sim mais trabalho para colher.

Em algumas propriedades, áreas de até um hectare (10 mil metros quadrados) foram atingidas, segundo relatos de fazendeiros.

Produtor de cana em Ribeirão, José Pedro de Oliveira disse que precisará contratar trabalhadores rurais para colher a cana tombada. “É um gasto que não teria, não fosse o vento. A cana está boa, mas vai dar mais trabalho para ser colhida”, disse.

Com lavoura totalmente mecanizada, a colheita com máquinas fica inviável com a cana “deitada”.

É a terceira vez que o fenômeno atinge municípios da região de Ribeirão Preto desde 2012.

(Fonte: Folha de S.Paulo)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram