JornalCana

Fortaleza ganha Laboratório de Referência em Biocombustíveis

O Laboratório de Referência em Biocombustíveis da Fundação Núcleo da Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, será um dos 37 laboratórios do País a participar do Projeto Confiabilidade de Ensaios Laboratoriais em Biocombustíveis (Celab).

O projeto é financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O laboratório vai viabilizar as condições para solicitação de acreditação dos ensaios aplicáveis aos Programas de Avaliação da Conformidade de Biocombustíveis.

O Laboratório de Biocombustíveis do Nutec receberá capacitação e assistência para que realize ensaios de forma harmonizada e conforme requisitos internacionalmente aceitos, tornando-os aptos a acreditação junto ao Inmetro.

O Projeto contempla a implementação de sistema de gestão laboratorial, segundo determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e métodos de ensaios e rastreabilidade metereológica dos ensaios em biocombustíveis etanol, biodiesel e mistura de biodiesel e diesel.

Está previsto o desenvolvimento de ações de avaliação do desempenho da atividade laboratorial como a participação no Programa Inter-laboratorial com abrangência nos ensaios em biocombustíveis e a realização de Auditoria Laboratorial nas instalações de Fortaleza.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram