JornalCana

Fornecedores de PE registram colheita de cerca de 25% da safra

Após 1,5 mês o início da safra, os fornecedores de cana de Pernambuco já registram a colheita de cerca de 25% da cana prevista para a safra 2003/2004. As estimativas da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), apontam que os fornecedores devem colher entre 6 e 7 milhões de toneladas de cna do volume total de 16,2 milhões de toneladas previstas para o período.

Para o consultor da AFCP e secretário-geral da União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), Gregório Maranhão, a colheita registrada até o momento está dentro do previsto. “As estimativas apontam que 25% da matéria-prima originária de fornecedores já está colhida. Do ponto de vista da produtividade, a safa 2003/2004 está muito boa. O fator complicador está sendo o preço. O mercado interno e externo está com um nível baixo que termina por refletir no preço da matéria-prima do setor sucroalcooleiro, que é a cana”, observa. Segundo ele, desde o início da safra o preço médio da cana caiu cerca de 10% quando em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os fornecedores de cana da Região Nordeste devem responder por cerca de 38% da produção regional de cana-de-açúcar prevista para a safra 2003/2004. O índice corresponde a cerca de 19 milhões de toneladas. As estimativas apontam que a safra nordestina deve chegar a pouco mais de 52 milhões de toneladas.

O estado que deverá registrar a maior participação de fornecedores é Pernambuco. De acordo com dados de entidades ligadas ao setor, o estado deverá ter cerca de 38% de sua safra de 16,2 milhões de toneladas oriundas dos fornecedores de cana. Em Alagoas, os fornecedores deverão ser responsáveis por cerca de 7,5 milhões de toneladas, das cerca de 25 milhões de toneladas que deverão ser colhidas nesta safra. De acordo com Gregório Maranhão, a participação dos fornecedores na safra regional cresce ao ritmo anual de 5% nos últimos três anos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram