fbpx
JornalCana

Fornecedores de cana terão previsão climática mensal para ajudar na produção em Pernambuco

Serviços meteorológicos serão oferecidos pelaa Associação Estadual dos Fornecedores de Cana (AFCP)

Apesar de se localizar em um único estado, a zona canavieira apresenta realidades climáticas distintas em Pernambuco. A Mata Sul, que faz divisa com Alagoas, é marcada por chuvas mais regulares e intensas, enquanto a Norte, próximo à Paraíba, baixa pluviosidade e seca constante.

A fim de auxiliar no planejamento dos canaviais em todo o estado, da plantação ao corte, a Associação Estadual dos Fornecedores de Cana (AFCP) passará a oferecer serviços meteorológicos para associados.

A partir deste mês ainda, o experiente meteorologista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Dr. Alexandre Magno, apresentará boletins e palestras mensais para atender tal finalidade.

LEIA MAIS > Com centro de operações unificado, Tereos estima economia de R$ 25 milhões por safra

“Além dos relatórios mensais de acompanhamento, também fará a previsão do tempo e clima e a avaliação das condições registradas e previstas”, fala Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. Dr Magno ainda realizará palestras técnicas presenciais e/ou online a depender da necessidade dos fornecedores de cana.

A quadra chuvosa na região está para chegar e boletins e previsões de tempo e clima serão fundamentais para ajudar o canavieiro nesta hora. Há indicações de que um El Niño influenciará a nova safra.

“Portanto, o meteorologista poderá nos auxiliar sobre esta questão e sobre outros fenômenos meteorológicos”, diz Lima. E nas palestras presenciais e online poderá detalhar cada situação e os agricultores tirarem as dúvidas para tomada de decisão na prática.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram