Apesar de se localizar em um único estado, a zona canavieira apresenta realidades climáticas distintas em Pernambuco. A Mata Sul, que faz divisa com Alagoas, é marcada por chuvas mais regulares e intensas, enquanto a Norte, próximo à Paraíba, baixa pluviosidade e seca constante.
A fim de auxiliar no planejamento dos canaviais em todo o estado, da plantação ao corte, a Associação Estadual dos Fornecedores de Cana (AFCP) passará a oferecer serviços meteorológicos para associados.
A partir deste mês ainda, o experiente meteorologista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Dr. Alexandre Magno, apresentará boletins e palestras mensais para atender tal finalidade.
LEIA MAIS > Com centro de operações unificado, Tereos estima economia de R$ 25 milhões por safra
“Além dos relatórios mensais de acompanhamento, também fará a previsão do tempo e clima e a avaliação das condições registradas e previstas”, fala Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. Dr Magno ainda realizará palestras técnicas presenciais e/ou online a depender da necessidade dos fornecedores de cana.
A quadra chuvosa na região está para chegar e boletins e previsões de tempo e clima serão fundamentais para ajudar o canavieiro nesta hora. Há indicações de que um El Niño influenciará a nova safra.
“Portanto, o meteorologista poderá nos auxiliar sobre esta questão e sobre outros fenômenos meteorológicos”, diz Lima. E nas palestras presenciais e online poderá detalhar cada situação e os agricultores tirarem as dúvidas para tomada de decisão na prática.