JornalCana

Fornecedores de cana apresentam demandas ao secretário de Agricultura

Reunião aconteceu na sede da COPLACANA, em Piracicaba- SP

Durante reunião realizada na quinta-feira (7), na Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo – COPLACANA, em Piracicaba- SP, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro, receberam as demandas relacionadas ao setor produtivo dos fornecedores de cana-de-açúcar.

Na sua exposição, o secretário falou dos esforços em apoio aos produtores e do trabalho conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).

O primeiro passo foi o lançamento, no dia 1 de outubro, do Manual Técnico Operacional do Programa de Regularização Ambiental Rural (PRA), no âmbito do Programa Agro Legal -, que tem o objetivo de auxiliar na regularização das propriedades rurais de acordo com o Código Florestal. Além disso, foi feita uma resolução conjunta entre SAA e SIMA para regularização do PRA em SP, com a meta que das 360 mil propriedades paulistas, 100 mil tenham o Cadastro Ambiental Rural (CAR) homologado no Estado até o final do ano.

LEIA MAIS > 4 cases de inovação e confiabilidade agrícola prometem reduzir custos com manutenções

O secretário ainda lembrou que o Governo de SP liberou R$ 100 milhões em crédito emergencial para atendimento aos produtores rurais afetados por eventos como a pandemia, seca e geadas, sendo que os incêndios se enquadram na questão da seca e crise hídrica.

Falou do investimento em 52 milhões para a pesquisa no Agro Paulista, nos Institutos da Secretaria, o maior investimento da história desses institutos, que culmina no lançamento de novas cultivares, inclusive de cana, em benefício aos produtores.

Ainda destacou o programa AgroSP+Seguro que garante mais segurança no campo, em uma ação conjunta com os municípios. Na primeira fase, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai entregar 250 caminhonetes a municípios de diversas regiões do estado.

LEIA MAIS > Modelo de distribuição do plantio de meiosi rende bons resultados para a Usina Atena

Por fim, o secretário ressaltou o lançamento do Programa Melhor Caminho, no próximo dia 14, em São José do Rio Preto, onde mais de 5 mil quilômetros de estradas rurais serão recuperadas em um ano.

Ainda no encontro, Arnaldo Bortoletto, presidente da cooperativa, falou sobre a atuação da cooperativa em São Paulo e em outros estados, enquanto José Coral, o vice-presidente da cooperativa e presidente AFOCAPI (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), falou da história das entidades que representa e convidou o secretário para uma visita futura ao Hospital dos Fornecedores de Cana, na qual também é diretor presidente, e que conta com 300 leitos.

Também estiveram presentes na reunião o deputado estadual Alex de Madureira o presidente do Sindicato Rural de Piracicaba e Região (Sindirpi), ligado à Faesp, Ciro Freitas, entre outros.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram