JornalCana

Fogo atinge ao menos mais três canaviais

Pelo segundo dia consecutivo a microrregião de Ribeirão Preto registrou, ontem, ao menos mais três queimadas de cana-de-açúcar em horários irregulares.

Pela legislação em vigor, os canaviais não podem ser queimados das 6h às 18h. As queimadas foram flagradas em áreas próximas à rodovia Antônio Machado Sant´Anna, entre Ribeirão Preto e Cravinhos -a fumaça prejudicou o trânsito.

Segundo a assessoria da concessionária Autovias, responsável pelo trecho, o incêndio foi constatado às 15h36 e uma viatura de inspeção chegou ao local às 15h51. Parte do canavial queimado ontem pertence à usina Moreno, de Luiz Antônio. Segundo Walter Bigi, assessor da diretoria da usina, a empresa acionou a polícia para investigação das causas.

“Não somos loucos de colocar fogo propositalmente numa hora dessas e nessas condições para poder colher a cana crua”, disse.

A cana incendiada, afirmou Bigi, não estava pronta para a colheita. Além disso, segundo ele, naquele local, como a cana está perto da rodovia, a colheita seria feita de forma mecanizada, o que dispensa o uso do fogo.

Outra parte da cana queimada é fornecida à usina São Martinho, de Pradópolis. Segundo a assessoria da empresa, o fogo começou numa área onde a cana já havia sido colhida mecanicamente e só restava palha seca.

Com isso, informou a empresa, o fogo se alastrou para um canavial ao lado. “O incêndio foi criminoso ou acidental, uma vez que a cana já havia sido colhida de forma mecânica”, afirmou.

O gerente da Cetesb de Ribeirão, Marco Antônio Artuso, afirmou que tomou conhecimento das queimadas e que vai investigar as causas. Um outro foco, entre Ribeirão Preto e Sertãozinho, também foi denunciado à Cetesb e será investigado.

“Estamos constatando mais queimadas em horários irregulares, principalmente nesse período de estiagem”. Em casos assim, mesmo que a empresa não seja responsável, ela é autuada. (Hélia Araujo)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram