JornalCana

FMC lança bombonas ecológicas feitas a partir de cana-de-açúcar

Reconhecendo a importância da prática da agricultura responsável, a FMC Agricultural Products, uma das empresas líderes do setor de defensivos agrícola no país, lançou durante o Clube da Cana 2011, que aconteceu na última semana, a Bombona – Green Jug, embalagem ecológica projeto pioneiro entre as indústrias de defensivos agrícolas em todo o mundo a utilizar-se de tal tecnologia.

Com o feito, a companhia dá um passo à frente no caminho da agricultura sustentável, já que o produto utiliza o etanol proveniente da cana como substituto de parte do petróleo empregado da sua composição e, por ser à base de planta, diminui a dependência de recursos não renováveis.

“O objetivo da FMC em criar uma embalagem ecológica proveniente do etanol não é apenas fortalecer o mercado de cana, é também reduzir o impacto no meio ambiente, usar mais conteúdo reciclado e avançar no uso de tecnologias inovadoras”, explica André Cordeiro, Diretor de Supply chain da FMC, acrescentando que “além disso, a proposta é reduzir a dependência de um recurso não renovável, o petróleo, matéria-prima mais utilizada na produção das embalagens tradicionais”.

Segundo estudos Preliminares de Ecoeficiência da Fundação Espaço ECO e Plastic Europe, para cada 1000 unidades de Bombona contendo 51% PE verde, é possível reduzir 2.815 kg CO2eq.

A Green Jug é igual às embalagens de defensivos tradicionais em relação às suas propriedades químicas, cor, peso e aparência. As novas embalagens FMC também obedecem às regras internacionais de produção e são certificadas pelas Braskem com o selo verde I´m green, que valida a procedência e composição dos polímeros. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa Unipac, e atende a todos os pré-requisitos para envaze de agroquímicos. A FMC tem exclusividade do produto por dois anos.

As pesquisas para desenvolvimento das novas embalagens tiveram início há 10 meses. O envaze de produtos começará pelo Herbicida Boral, mas os planos são audaciosos de ampliação para diversos produtos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram